Fundação Cultural Badesc promove exibição gratuita de filmes italianos no mês de fevereiro em Florianópolis

A Mostra de Cinema Italiano Contemporâneo é uma parceria com o Círculo Ítalo Brasileiro (CIB), o Foco em Cinema e a Fundação

No mês de fevereiro o Cineclube da Fundação Cultural Badesc promove a Mostra de Cinema Italiano Contemporâneo. A curadoria dos filmes foi realizada numa parceria entre a Fundação com o Círculo Ítalo Brasileiro (CIB) e o Foco em Cinema. Ao todo cinco filmes italianos realizados nas últimas décadas vão ser exibidos gratuitamente.

Os longas vão ser exibidos nos dias 4, 6, 7, 13 e 14 de fevereiro, sempre no horário das 19h. As sessões vão ter mediação de Silvio Saffaro, que é membro do CIB, e Bruno Andrade, redator e editor da Revista Foco.

A mostra busca apresentar a amplitude criativa do cinema italiano das últimas décadas, analisando obras produzidas após um período de profunda crise político-social, além de instigar debates com o público ao final de cada sessão.

A Fundação Cultural Badesc fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis.

Programação da Mostra de Cinema Italiano Contemporâneo:

Dia 4, terça-feira

“A tragédia de um homem ridículo” (La tragedia di un uomo ridicolo) de Bernardo Bertolucci. Comédia dramática/Sátira, 1981. 

Sinopse: O dono de uma fábrica de queijos tem o filho sequestrado por terroristas e precisa decidir se o salva, ou se recupera sua empresa que está à beira da falência.
Classificação indicativa: 14 anos

Dia 6, quinta-feira

“Respiro” de Emanuele Crialese. Drama, 2002.

Sinopse: Vivendo em uma pequena ilha, casada e mãe de três filhos, a personalidade livre de Grazia é interpretada como instabilidade emocional pelos vizinhos.
Classificação indicativa: 14 anos

Dia 7, sexta-feira

 “Ao primeiro sopro de vento” (Al primo soffio di vento) de Franco Piavoli. Drama, 2002.
Sinopse: Após um conturbado almoço de verão em família, cada membro decide passar o tempo à sua maneira, refletindo à condição de solidão da sociedade atual.
Classificação indicativa: 12 anos  

Dia 13, quinta-feira

“Questão do coração” (Questione di cuore) de Francesca Archibugi. Comédia dramática, 2009.

Sinopse: A amizade entre Angelo e Alberto, dois homens muito diferentes, pela origem social, cultural e estilo de vida, nasce em um quarto de hospital onde estão internados.
Classificação indicativa: 14 anos

Dia 14, sexta-feira

“A bela que dorme” (Bella addormentata) de Marco Bellocchio. Drama, 2012. 

Sinopse: As vidas, histórias, questões políticas, religiosas e morais que cercaram o caso real de Eluana Englaro: jovem que permaneceu 17 anos em estado vegetativo.
Classificação indicativa: 14 anos

Serviço: Mostra de Cinema Italiano Contemporâneo

Data: 4, 6, 7, 13 e 14 de fevereiro de 2020

Horário: início das sessões sempre às 19h

Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro – Florianópolis/SC

Telefone: (48) 3224-8846

Entrada gratuita

Deixe uma resposta