Publicado por 2:07 pm Coronavírus

Cientista formada na UFSC cria produto que fica ativo nas mãos de 3 a 6 horas prevenindo contra a Covid-19

Spray combate bactérias, fungos e vírus causadores de doenças e não agride a pele devido à ausência de álcool

            Com o crescimento do contágio do novo Coronavírus, é cada vez maior a preocupação das pessoas com a higienização das mãos. Sensível a esta demanda de saúde pública, a Engenheira Química formada na UFSC Fernanda Checchinato, criou um antisséptico biocosmético em forma de spray bem mais eficaz que o álcool 70% – e que além disso não leva álcool na composição, evitando danos à pele.

O produto se destaca pela alta durabilidade, pois permanece ativo nas mãos de três a seis horas (sem lavação), eliminando os vírus e bactérias que entram em contato com a pele – diferente do álcool 70%, que evapora rapidamente e só faz efeito na hora.

             O spray faz parte da inédita Linha de Antissépticos Biocosméticos GY, a primeira do Brasil sem álcool na formulação voltada para uso do público em geral (hoje existe apenas para uso hospitalar). Além do spray, a linha conta com um gel, sendo que ambos combatem com 99,9% de eficiência contra bactérias, fungos e vírus como o Coronavírus*, H1N1*, Influenza A*, entre outros*. Os dois podem ser usados por pessoas de qualquer idade, são dermatologicamente testados e possuem registro na Anvisa**.

Fórmulas são exclusivas e levam componentes eficazes

A eficácia dos produtos se deve aos potentes componentes presentes das suas composições: óleo essencial de melaleuca, clorexidina e dihidrocloreto de octenidina. As fórmulas exclusivas foram desenvolvidas por Fernanda, que é CEO e fundadora da Startup Aya-Tech (SP) e Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e por Lyon, na França.

O gel e o spray não agridem a pele, ao contrário, deixam as mãos hidratadas e perfumadas, com toque aveludado. Já o álcool 70% provoca ressecamento e pode resultar em ardência e descamação. “Outra questão muito importante é a segurança, pois produtos que levam álcool são inflamáveis e sua ingestão representa risco à vida, um perigo principalmente para crianças”, afirma a pesquisadora, destacando que os dois produtos também podem ser utilizados em superfícies.

Em Santa Catarina a Linha Gy pode ser encontrada em três locais: Casa Floripa (Florianópolis), Saúde dos Pés (Joinville) e Bubble Baby (Criciúma). É possível adquirir os produtos também on line nas lojas BoironGravidicasCasa do Alérgico e Amazon.

Startup fez doações para o Asilo Irmão Joaquim

A Startup também aposta em ações sociais. Em Florianópolis, por exemplo, realizou no dia 8 de maio doação de 72 frascos do Gel GY para o Asilo Irmão Joaquim. A ideia foi garantir a higienização das mãos dos cerca de 40 idosos que vivem na instituição, e que por terem a pele mais sensível, devem usar de preferência produtos sem álcool.

Outra ação realizada pela empresa foi a doação de 1 mil unidades para o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto (SP) e Secretaria Municipal de Saúde, que fazem trabalhos de assistência à saúde com moradores de rua.

Devido à inovação do produto e sua relevância, a Aya-Tech foi convidada a fazer parte da campanha #StartupsVsCovid19, promovida pela Comunidade Governança & Nova Economia (Gonew.co), com apoio da Associação Brasileira de Startups (ABStartups). A iniciativa reúne as principais soluções criadas por startups para minimizar o impacto da pandemia no país.

Composição dos produtos – O GY Antisséptico Spray traz em sua composição óleo essencial de melaleuca, poderoso antisséptico com propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e cicatrizantes e eficiência comprovada contra bactérias e vírus; e ainda clorexidina, substância amplamente utilizada em hospitais e no meio médico. O GY Antisséptico Gel também contém as mesmas propriedades, a única diferença é que, além do óleo de melaleuca, tem como princípio ativo o dihidrocloreto de octenidina, um potente antibacteriano de amplo espectro muito utilizado em procedimentos médicos.

Obs. A Aya-Tech não realiza teste em animais.

De acordo com literatura e artigos científicos da área médica.

**Gel GY (Processo Anvisa nº 25351134865202071, fabricação e comercialização autorizadas pela RDC 350/2020). Spray GY (Processo Anvisa nº 25351.091388/2020-42)

Close