Publicado por 5:17 pm Cultura

Imaginação histórica e distopia são temas de live promovida pela Fundação Cultural BADESC

Professor Julio Bentivoglio participa do encontro virtual gratuito que acontece na quarta-feira, dia 9 de dezembro

 Distopia é uma realidade imaginária na qual as pessoas vivem em meio ao autoritarismo e a privação. Falar sobre o assunto ajuda a compreender muito sobre a história e a imaginação. E na quarta-feira, dia 9 de dezembro, o professor Julio Bentivoglio vai falar sobre o tema no encontro virtual gratuito promovido pela Fundação Cultural BADESC.

A partir das 19h30, o professor que leciona Teoria da História na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), vai explanar sobre a pesquisa História em transe: distopia, imaginação histórica e interdição de futuros. Para acompanhar a aula, basta acessar o link http://bit.ly/encontrosvirtuaisfcb e acompanhar a mesma pelo Microsoft Teams. O acesso só será liberado no dia da live.

O encontro integra uma série de lives do projeto A história entre imagens e sons, uma parceria com o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e o Laboratório de Imagem e Som.

Sobre Julio Bentivoglio

Professor de Teoria da História na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e integrante dos Programas de Pós-graduação em História e Geografia. Atua nas áreas de Teoria da História, Historiografia brasileira, francesa e alemã, História Intelectual, Brasil Império, história das ideias, História urbana. Organizou a publicação de traduções de Droysen e Gervinus pela editora Vozes e de Chladenius pela Editora da Unicamp. E também as coletâneas A Constituição da História como Ciência, Afirmação da História como Ciência pela editora Vozes e o Futuro da História pela Milfontes. Foi diretor da ANPUH seção ES (2011-2013), vice-diretor do Centro de Ciências Humanas e Naturais na UFES (2011-2015), editor da revista Dimensões (PPGHIS-UFES) (2012-2014), chefe do Departamento de História (2011), editor executivo da revista História da Historiografia (2010-2014) e é pesquisador vinculado ao LAB-TEO USP e coordenador do LETHIS-UFES. Embaixador da International Network for Theory of History no Brasil desde 2013.

Último encontro

No dia 16 de dezembro, a professora Maria da Conceição Francisca Pires (Unirio) vai participar do encontro. Também, a partir das 19h30, ela irá abordar o tema A Pandemia na Mira do Humor: é possível rir em tempos de luto?

Serviço: Encontro virtual História em transe: distopia, imaginação histórica e interdição de futuros, com o professor Julio Bentivoglio

Data:  9 de dezembro – quarta-feira
Horário: 19h30
Local: Plataforma online Microsoft Teams (http://bit.ly/encontrosvirtuaisfcb)
Gratuito

Crédito foto capa: Divulgação

Close