Publicado por 9:41 pm LifeStyle

Florianópolis terá primeiro empreendimento de Santa Catarina com certificação focada em bem estar

Projeto do Dimas Construções, D/Mys recebeu selo Fitwel por soluções arquitetônicas que ajudam a promover hábitos saudáveis

A criação de ambientes domésticos e corporativos que garantam bem-estar e estimulem uma vida mais saudável entrou definitivamente na ordem do dia do brasileiro – e o impacto dessas mudanças na construção civil começa a ser visto em Santa Catarina. A Dimas Construções, de Florianópolis, terá o primeiro empreendimento do estado com a certificação Fitwel, concedida a imóveis que oferecem ambientes e soluções pensados para estimular a adoção de hábitos de vida saudáveis.

A Fitwel foi criada em 2012 a partir de estudos desenvolvidos nos Estados Unidos pelo Centro de Prevenção e Controle de Doenças (em inglês, CDC – Center for Disease Control and Prevention) e pela Administração de Serviços Gerais (GSA – General Services Administration), responsável pela gestão de ambientes de trabalho governamentais. A certificação leva em conta 12 fatores, que abrangem desde a localização do imóvel até a atuação em situações de emergência, passando por itens como acesso ao edifício, escadas, ambientes internos, espaços compartilhados, entre outros.

O ponto de partida para a criação da Fitwel foi a percepção de que ambientes adequados podem contribuir para o combate de problemas como o stress, o sedentarismo, a má alimentação e o tabagismo, fatores associados a doenças cardiovasculares e diabetes, por exemplo. A proposta da certificação é que os engenheiros e construtores adotem ideias simples, que deem opções aos moradores para desenvolver costumes que tenham impacto positivo físico e psicológico.

“O espaço em que as pessoas moram ou trabalham impacta sua qualidade de vida – e podemos contribuir para a adoção de hábitos adequados com soluções que sejam concebidas desde o início do projeto”, diz o empresário Daniel Dimas. “O D/Mys adota esse conceito contemporâneo”, completa.

Recém lançado, o D/Mys será erguido na parte continental de Florianópolis, no Estreito. O empreendimento terá 88 apartamentos, áreas de lazer e convívio no terraço, com vista para a Baía Norte, e soluções como espaço com infraestrutura completa para recepção de mercadorias. Os projetos de engenharia vão contemplar ainda soluções que limitem a propagação de ruídos, melhorem a ventilação e aumentem o conforto térmico, ofereçam espaços de convívio social e incentivem hábitos de vida saudável, com a oferta de bicicletas compartilhadas e a criação de ambientes que estimulem o uso de escadas.

Close