Publicado por 2:14 pm Todos

Percentual do Imposto de Renda pode ser destinado para apoiar projeto de Hospital em Jaraguá do Sul

Pessoas físicas podem destinar 3% do valor para ajudar a Maternidade do Hospital Jaraguá, onde nascem 3,5 mil bebês todos os anos

Uma das lições trazidas pela pandemia de Covid-19 está relacionada à importância de mais investimentos na área da saúde. Neste momento em que milhares de brasileiros prestam contas com a Receita Federal, através da Declaração do Imposto de Renda, pode ser uma oportunidade para ajudar a implementar ações em benefício do projeto de ampliação da infraestrutura do Hospital e Maternidade Jaraguá.

Isso é possível porque no momento da Declaração do Imposto de Renda, o contribuinte pode escolher destinar uma parte do seu tributo para apoiar projetos sociais importantes. Isso é possível por meio do FIA – Fundo para a Infância e Adolescência, que está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente desde 1994.

“O gesto não custa nenhum centavo a mais para quem deseja ajudar, mas fará uma diferença enorme para bebês e crianças de toda a região de Jaraguá, que contam com a infraestrutura do nosso Hospital”, explica Josiane Gonzaga, que atua na função de Relações com o Mercado no HMJ.

O recurso do FIA será utilizado para ampliação das estruturas da Maternidade, UTI – Unidade de Terapia Intensiva, UCI – Unidade de Cuidados Intermediários e área de nutrição e dietética do Hospital e Maternidade Jaraguá. O investimento, para a conclusão do projeto, é de pouco mais de R$5 milhões e vai beneficiar muitas famílias da região.

Todos os anos, em média, 3,5 mil crianças nascem na Maternidade do Hospital Jaraguá, que é referência em atendimento pediátrico na região da Amvali – Associação dos Municípios do Vale do Itapocu.

A instituição também é reconhecida, pelo Ministério da Saúde, como referência em gestação de alto risco, para a região Norte e Nordeste de Santa Catarina, assim como em UTI Neopediátrica para Santa Catarina.

Como fazer para ajudar

Pessoas físicas de todo o Brasil podem escolher destinar 3% do valor do seu IR para o projeto do Hospital Jaraguá. Neste caso, na hora de realizar a sua declaração anual no site da Receita Federal, o contribuinte precisa selecionar o município de Jaraguá do Sul e o FIA. O passo a passo pode ser orientado pelo profissional de contabilidade.

O contribuinte precisa estar atento ao prazo para realizar a declaração do IR, que neste ano encerra no dia 30 de abril. Além de se atentar à data e modelo de entrega da Declaração, o contribuinte também precisa observar a data limite de pagamento da DARF – Documento de Arrecadação de Receitas Federais, guia  gerada durante o processo. Após a destinação, a DARF ou o comprovante de depósito precisa ser enviado ao e-mail do Hospital Jaraguá: projetos@hmj.org.br.

Close