Publicado por 1:27 pm Todos

Hans Donner escolhe megatela do Floripa Square para lançar sua 1ª arte digital NFT

O mago do design lança movimento em Florianópolis ao lado de Ricardo Bellino

Tempo. Uma palavra pequena, com apenas cinco letras, mas que nunca teve tanto valor para a humanidade quanto nos últimos dois anos. E por que será? Bom, diante de uma vida corrida, agitada, de tantos compromissos, achar tempo nem sempre é das tarefas mais fáceis. Mas quando o mundo pediu um tempo, sem escolha, parar foi inevitável. Foi aí que o tempo se tornou uma das coisas mais preciosas do mundo. Porque tempo virou ‘sinônimo’ de vida.  

E Tempo é Vida; ‘Time is Life’.  Pensando o tempo sob uma nova dimensão, o gênio do design gráfico, Hans Donner e o empreendedor Ricardo Bellino lançaram neste fim de semana, o movimento global “Time is Life”, que não por acaso coincide com o eclipse lunar mais longo dos últimos 580 anos, segundo a Nasa – National Aeronautics and Space Administration.

Para ganhar vida, o movimento traz um NFT assinado por Donner, que vai ser apresentado ao Brasil e ao mundo através do Floripa Square, o maior painel de LED em rooftop da América Latina, recém-inaugurado na capital de Santa Catarina e que vem repercutindo nacional e internacionalmente pela audaciosa proposta de explorar a jornada do marketing através da arte digital.

“Time is Life” é a primeira criptoarte assinada pelo designer gráfico, Hans Donner, que escolheu o Floripa Square para lançar sua criação. O idealizador da megatela de impressionantes 350m2, posicionada a 50m de altura, Valton Werner Júnior, se diz honrado por Donner começar no mundo da criptoarte com o Floripa Square, e por Florianópolis ter a oportunidade de apreciar o talento deste gênio que há mais de 40 anos encanta gerações no Brasil e no mundo.

O projeto idealizado por Donner e Bellino deve ganhar ainda mais notoriedade, pois apenas marca o início de uma série de coleções de artes digitais registradas em NFT – Non Fungible Token, um certificado que garante autenticidade das obras com a mesma tecnologia das criptomoedas. Em breve, a megatela do Floripa Square apresentará a série por eles batizada de “Pixtures of Time” e que vai revelar mosaicos digitais de grandes celebridades, como Obama, Marilyn Monroe, Gandhi, Valentino, Steve Jobs, Ray Charles e Pavarotti.

ARTE E CRIATIVIDADE

Hans Donner e Ricardo Bellino se inspiraram no termo Op art, cunhado em 1964 pela revista Time para abreviação de “arte óptica”, um estilo de arte visual que tem por base a ilusões de ótica. O mago do design explica que essa é origem das obras abstratas, que normalmente provocam o espectador quanto a impressão de movimentos, imagens ocultas e distorções.

Deste conceito, nasceu a coleção “Pixtures of Time”. Trata-se de um jogo de palavras que une “picture”, que em português significa fotografia, e “pixel” que são as unidades digitais, que buscam demostrar que haverá convergência das artes tangíveis e não tangíveis.

QUEBRANDO PARADIGMAS

Amigo e admirador de Donner há anos, pode-se dizer que dentre outras virtudes, Ricardo Bellino aprecia desafios, e com a arte não é diferente. Nos últimos anos, residiu em Lisboa, onde elaborou a aclamada coleção de arte a partir de cápsulas de café recicladas e foi exposta na Galeria Art Lounge, na capital portuguesa. “Decidi, em um golpe de visão, transformar cápsulas descartáveis de café em arte, criando a coleção “coffee capsules”, onde cada cápsula “representava um pixel”, tangibilizados em formas criadas por mosaicos com 2.500 peças cada, para celebrar a excelência de homens e mulheres que deixaram marcas e inspiraram milhões de pessoas ao redor do mundo”, conta o artista e empreendedor Bellino, que também liderou a vinda ao Brasil da conceituada agência de modelos americana Elite Models, e a celebrada campanha das camisetas que busca conscientizar a importância sobre a prevenção ao câncer de mama.

A parceria formada entre Bellino e Hans Donner não poderia fazer mais sentido. O renomado designer já foi descrito pelas principais publicações do mundo como um dos mais influentes e visionários nomes do design, onde à frente do seu tempo, impactou gerações ao promover arte, inovação e tecnologia. Inquieto e ávido por novos desafios, Donner se propôs a transformar em arte uma forma inovadora de visualizar a passagem do tempo, descrito por importantes publicações em todo o mundo como “a definitiva quebra de paradigma”.

Visionário, Bellino concebeu a ideia de revelar a arte de Donner sob uma nova perspectiva, transformando-a em criptoarte. “Minha admiração e entusiasmo pela genialidade de Hans vem de longa data. Ele conhece bem meu espírito empreendedor e juntos vamos escrever história do mundo das NFTs”, finaliza o artista empreendedor.

Close