Publicado por 2:42 pm Negócios

A força do empreendedorismo feminino

O crescimento de mulheres na linha de frente dos próprios negócios tem se tornado cada vez mais frequente em todo o país.

Quando se fala em empreendedorismo, já se imagina as dificuldades que existem para quem sonha com o próprio negócio. Quando se é mulher, esses problemas se multiplicam. Mas as coisas têm melhorado no Brasil para as empreendedoras: segundo uma pesquisa da Rede Mulher Empreendedora (RME), nos últimos três anos, 55% das empresárias abriram o próprio negócio, sendo que 26% desses empreendimentos foram abertos durante a pandemia.

Nesse passo, Patrícia Soares, de 32 anos, é um grande exemplo. Com um empreendimento recém-instalado no bairro Jurerê, em Florianópolis, a empresária vem tendo um crescimento vertiginoso com o Wine & Coffee, uma casa-conceito que serve cafés durante a tarde e vinhos e espumantes durante a noite, junto, é claro, de bons petiscos para apreciar melhor as bebidas oferecidas. “O Wine & Coffee sempre foi um sonho meu e há 14 anos venho desenvolvendo e melhorando cada vez mais. A chegada a Jurerê foi justamente uma estratégia para atingir um público diferenciado e que tenha melhor sinergia com o que tenho a oferecer”, explica Patrícia.

Além do empreendedorismo, Patrícia ainda chega a outro patamar, sendo dona de um estabelecimento voltado para a gastronomia – área normalmente predominada por homens. “Sempre trabalhei com gastronomia. Fui garçonete em eventos e restaurantes renomados de Florianópolis, e ainda tive a oportunidade de adquirir conhecimento com diversos chefs reconhecidos no Estado. O que fiz para chegar onde estou foi usar todo esse conhecimento para me beneficiar e crescer cada vez mais no ramo”, aponta.

Apesar das dificuldades e das desmotivações pela qual passou durante todo o processo de montagem do seu negócio, ela conta que nunca desistiu e sempre foi muito estratégica, pensando sempre em cada passo que daria, em cada acordo que faria, visando sempre a melhor forma de chegar ao seu objetivo. Para isso, ela também precisou estudar muito. “Essa é minha dica para qualquer pessoa que queira montar seu estabelecimento: foque no que realmente deseja, estude, seja estratégico e não se deixe abalar pela desmotivação alheia.”

Formada em Administração e com diversos cursos de especialização em gastronomia e administração, o Wine & Coffee já é seu segundo empreendimento, sendo ele a realização do que ela realmente almejava: uma loja conceito que serve cafés, vinhos e espumantes refinados, comidas sofisticadas e música ao vivo, com o seu recém-lançado piano bar.

Crédito: Karina Geremias/Divulgação

Close