Publicado por 2:04 pm Programa Pode Crer

Instituto Vilson Groh abre inscrições para a 2ª edição do Programa Pode Crer

Em 2022, o Projeto pretende oferecer formação em tecnologia, inglês e competências socioemocionais a 300 crianças, adolescentes e jovens dos 11 aos 24 anos.

O Instituto Vilson Groh (IVG) está com inscrições abertas para a 2ª edição do Projeto Caixa Tem Programa Pode Crer – Acreditando nos Sonhos e talentos do futuro com patrocínio da Caixa e do Governo Federal, e apoio da FIESC, SEBRAE/SC, Movimento Floripa Sustentável, WOA, ACATE, entre outros empresários, pesquisadores e apoiadores do setor da tecnologia de Florianópolis e da Califórnia (EUA).

O projeto atenderá no contraturno escolar 300 crianças, adolescentes e jovens das periferias da Grande Florianópolis. Em correalização com a Associação João Paulo II, na Ponte do Imaruim, 100 crianças e adolescentes dos 11 aos 14 anos de idade poderão participar da trilha 1 com oficinas de Robótica, Inglês, Música e Comunicação. A partir dos 14 anos até os 17 anos os adolescentes e jovens terão acesso, na trilha 2, a oficinas de Imersão em Tecnologia, Inglês, Comunicação e Expressão e Direito à cidade. Jovens a partir dos 17 anos, na trilha 3, terão acesso à Prototipagem 3D, Robótica, Programação, Audiovisual e Inglês. Ambas as trilhas 2 e 3 acontecem no Centro Cultural Escrava Anastácia, no bairro Balneário, em Florianópolis. Além do acompanhamento socioassistencial, transporte e alimentação, os participantes das trilhas 2 e 3 receberão uma bolsa auxílio de R$ 200 para permanência no projeto.

O objetivo do IVG, neste projeto, é ampliar os horizontes de possibilidades e materialização de projetos de vida desse público, preparando-o para empreender, acessar universidades e o ecossistema de tecnologia da cidade de Florianópolis, conhecida como a Ilha do Silício, suprindo a demanda por mão de obra qualificada, criativa e engajada com questões sociais. A estratégia pedagógica consiste em testar e aprimorar a metodologia de ensino para os futuros Centros de Inovação Social que o IVG e parceiros pretendem construir. O projeto materializa a criação de pontes com o ecossistema de tecnologia em prol da educação e da geração de oportunidades às juventudes periféricas, cocriando soluções para problemas sociais colaborativamente, com uma formação pautada em resolver problemáticas em contextos do território do público atendido, fomentando o aprendizado contínuo e desenvolvendo uma visão crítica da tecnologia.

Em 2021, na experiência piloto, 320 crianças, adolescentes e jovens, de 11 a 24 anos participaram de nove meses de oficinas que desenvolveram competências técnicas do universo da tecnologia e da inovação, além de habilidades socioemocionais, como coletividade, solidariedade e resiliência.

Entre os principais resultados já alcançados pelo projeto em 2021 está:

●        Fortalecimento da cultura maker e do repertório cultural das 70 crianças e adolescentes, a partir da integração entre as oficinas.

●        Permanência no Projeto: 250 bolsas pagas aos jovens das trilhas 2 e 3.

●        Aproximação com o ecossistema de tecnologia: visitas técnicas ao SEBRAE/SC, CoCreation Lab Monte Cristo, K-Lab: Laboratório de Inovação da Koerich, Teltec Solutions e ACATE.

●        8 jovens inseridos no Programa de Bolsas IVG (Pré-vestibular e Auxílio Universitário).

●        Mais de 35 jovens encaminhados ao mercado de trabalho de tecnologia e inovação.

●        Ampliação da rede de empresas e apoiadores do Pode Crer (27 parcerias).

Depoimentos:

Para Guilherme (18 anos), estudante do Projeto em 2021 e hoje graduando no primeiro semestre de Ciências da Computação – UFSC, o Projeto foi fundamental em sua escolha no vestibular:

Em abril de 2021, me inscrevi no Programa Pode Crer começando na Trilha 2 com as oficinas de: Equalização em Tecnologia 2.0, Comunicação e Expressão, Arte e Cultura, Economia Criativa e Empreendedorismo, Inglês Adicional, Direito e Cidadania e Direito à Cidade, e Design), sendo este o “gatilho” para pensar a tecnologia de forma mais ampla, principalmente os seus impactos no meio social e querer fazer dela um projeto de vida. Durante a Trilha 3 no Pode Crer pude focar nas áreas tecnológicas (Webdesign, Figma, Programação e Prototipagem, Robótica e Impressão 3D), Desenvolvimento de Projetos e Inglês Instrumental, e essa formação me permitiu decidir por prestar vestibular para o curso superior de Ciências da Computação.

COMO SE INSCREVER

As inscrições devem ser feitas por WhatsApp, pelo número 48 98842-6848. Os documentos necessários são: RG, CPF, comprovante de renda e de residência e atestado de matrícula. 


Crédito imagem da capa: Divulgação/Instituto Vilson Groh.

Close