Publicado por 9:12 pm Sabores

Marca de Florianópolis é premiada no principal concurso de chocolates bean to bar artesanais do Brasil

Com fábrica no Porto da Lagoa, Invento Chocolates ganhou duas medalhas de ouro e uma de bronze no Prêmio Bean to Bar Brasil

A Invento Chocolates, marca de chocolates artesanais bean to bar de Florianópolis, acaba de ganhar o Prêmio Bean to Bar Brasil, realizado na última semana em São Paulo e considerado o mais importante do segmento no país. No mercado desde março de 2022 e comandada pelos sócios Guilherme Bortoli e Filipe Carniel, a Invento ganhou duas medalhas de ouro e uma de bronze.

O prêmio acontece desde 2017, com objetivo de divulgar os chocolates bean to bar brasileiros e premiar as melhores barras. Os chocolates participantes são feitos em fôrmas idênticas e avaliados às cegas pelos jurados. São apenas duas categorias: chocolates intensos, de 70 a 80% de cacau, e chocolates ao leite. Os ingredientes permitidos são apenas cacau, açúcar, manteiga de cacau, lecitina, e no caso do chocolate ao leite, leite em pó, e não é autorizada a participação de empresas que terceirizam qualquer parte da produção ou que usam gorduras vegetais ou aromatizantes, por exemplo. 

A Invento Chocolates enviou três chocolates para a premiação: dois da Linha Origens e um ao leite. A barra 70% Sítio Ascurra e a Ao Leite 45% Sítio Ascurra, ambas produzidas com cacau vindo diretamente do mesmo sítio, no Pará, levaram medalhas de ouro. Já a barra 70% Tuerê, do produtor Zé Antônio, também do Pará, levou bronze. Os chocolates concorreram com cerca de 70 outros rótulos na linha intensos e 50 na categoria ao leite. Participaram das degustações às cegas profissionais convidados e todos os produtores de chocolates inscritos na premiação.

Filipe e Guilherme – Crédiito Mary Cellura.

“Este prêmio representa uma alegria e uma satisfação pelo reconhecimento do trabalho, mas também uma grande responsabilidade de manter a dedicação para fazer o nosso melhor. Somos uma marca jovem e um prêmio como esse abre portas para mercados além da Ilha e de Santa Catarina”, comemora Guilherme Bortoli. 

Chocolate Bean to Bar valoriza o cacau e é produzido artesanalmente 

Chocolates bean to bar são aqueles feitos do grão do cacau à barra do chocolate, valorizando o sabor do cacau e utilizando cacau fino e de origem. São produtos sem ingredientes artificiais e que valorizam as especificidades de cada lote do fruto.

Na Invento Chocolates, os produtores de cacau fazem o processo de colheita, seleção, fermentação e secagem. Depois, na fábrica que fica no Porto da Lagoa, em Florianópolis, é feita a seleção para tirar quebrados e danificados, tosta, separação de casca e nibs, moagem e finalização – com temperagem, moldagem e embalagem. Toda a seleção é feita manualmente e a torra é realizada em um forno que os próprios sócios desenvolveram. 

“Um chocolate bean to bar é muito diferente do que conhecemos tradicionalmente por chocolate. O cacau é um fruto, que sofre variações a cada safra, e o bean to bar é sobre apresentar ao consumidor os chocolates com suas diferenças de terroir, assim como já é feito com cafés e vinho, por exemplo”, explica Filipe Carniel. 

Conheça as barras premiadas

  • Chocolate 70% Sítio Ascurra e Chocolate Ao Leite 45% Sítio Ascurra

Medalhas de ouro no Prêmio Bean to Bar Brasil 2022, são produzidas com cacau vindo de Medicilândia, na Amazônia paraense, cidade conhecida como a “Capital nacional do cacau”. É produzido pelo casal Sarah e Robson, que chegaram ao Sítio Ascurra em 2008. vindos do Sul.

Eles são precursores na produção de cacau fino em Medicilândia.

  • Chocolate 70% Tuerê – produtor Zé Antônio

A região conhecida como Tuerê, no Pará, é um dos maiores assentamentos de pequenos produtores rurais da América Latina. É onde vive Zé Antônio, pernambucano que chegou ao Tuerê nos anos 2000 e hoje cultiva uma pequena agrofloresta onde planta cacau associado a espécies nativas da Amazônia.

Close