Publicado por 12:47 pm Cultura

Floripa Shopping será um dos picadeiros do 2º Festival de Circo de Florianópolis

O Festival de Circo de Florianópolis chega na segunda edição e já tem data marcada para acontecer. Será de 20 a 29 de outubro que o público poderá conferir as apresentações em diversos locais da cidade. O Floripa Shopping, sempre atento às principais novidades, será um dos picadeiros e palco dos grupos circenses convidados de outras cidades de Santa Catarina, e dos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. O Floripa Shopping abre as portas para o 2º Festival de Circo de Florianópolis entre os dias 20 e 23 de outubro. 

Sobre o Festival de Circo

Democrático e gratuito, o Festival de Circo de Florianópolis chega a sua segunda edição. Com data marcada para acontecer entre 20 e 29 de outubro, o público poderá conferir as apresentações em diversos locais da cidade: Floripa Shopping, Teatro Pedro Ivo, Teatro Álvaro de Carvalho, Centro Histórico e Parque Jardim Botânico. Com atrações diversas, a programação do Festival conta com espetáculos de curta e longa duração, de artistas locais e nacionais, distribuídos entre linguagens de palhaçaria, acrobacias, mágicas e malabarismo. 

Entre os grupos convidados está o Circo Amarillo de São Paulo, companhia fundada em 1997 e referência da linguagem do circo contemporâneo na América do Sul, com os espetáculos “Experimento Circo”, no dia 22 e “Clake”, no dia 23, que mesclam linguagens de expressão teatral, música, dança e técnicas circenses. 

De acordo com o diretor e ator da Cia, Marcelo Lujan, eventos que promovem e democratizam a arte circense são fundamentais para incentivar os artistas e atrair novos públicos. “É muito importante ter festivais como esse para fortalecer a arte circense. Estamos muito felizes em poder encontrar o público novamente”.

Do circo tradicional ao contemporâneo: programação para todos os públicos

A Cia dos Palhaços vem do Paraná para encenar o “Concerto em Ri Maior”, uma comédia musical que surgiu em 2005, a partir de jogos de improvisação de palhaço com a música. Do Rio Grande do Sul, no dia 28, o grupo Máscaras EnCena apresenta “Bando”. “La Perseguida” é o espetáculo do grupo Teatro VagaMundo, que através do Palhaço Rabito incentiva a interação com o público.

Os artistas circenses de Santa Catarina ganham destaque na programação. O Grupo Circar com o espetáculo “Iminência do Agora”, Cia Pé de Vento apresenta sua nova comédia “Desajustada”, a Cia Mútua traz o “Le Cirque de Pulgué”, Jorian Peçanha com “Show de Mágicas e Ilusionismo”, Companhia Lona Azul com “Gran Circo” e Diogo Álvares com “Mundo Mágico”, além do “Espetáculo de Encerramento”, com a Circocan.

Além dos espetáculos, a segunda edição do Festival de Circo de Florianópolis oferece vivências circenses, a partir da parceria das principais escolas de circo da região e para democratizar o universo do circo, alguns espetáculos serão apresentados em escolas municipais afastadas do centro da cidade.

O Festival de Circo de Florianópolis é patrocinado pelo município de Florianópolis e pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91. Apoio cultural do Floripa Shopping e Hotel Porto da Ilha. Idealização, Organização e Produção da Marte Cultural. Para mais informações, acesse o site oficial: www.floripacirco.com.br

É com esse espírito de diversidade e amor às pessoas que retomamos a realização de um festival único em Florianópolis. Um evento pensado para potencializar a ocupação da cidade pelas artes do circo em suas variadas tendências”, afirma Tailor Morais, diretor de programação da Marte Cultural, idealizadora do evento. Diante do sucesso da primeira edição realizada em outubro de 2019, a expectativa é que a segunda beneficie um público superior a 10 mil pessoas. 

Fique atento aos dias e horários do 2º Festival de Circo de Florianópolis. Segue abaixo a programação completa do Floripa Shopping e também dos outros locais:

20 de outubro, quinta-feira 

19h30 / Floripa Shopping

Extrambólico – Cia Dale Circo

21 de outubro, sexta-feira 

19h30 / Floripa Shopping

Le Cirque de Pulgué – Cia Mútua

22 de outubro, sábado

14h / Floripa Shopping

Vivência de Circo para Crianças – Circocan

16h / Floripa Shopping

La Perseguida – Teatro Vagamundo

17h / Floripa Shopping

Encantos Mágicos – Circo da Goiaba

18h / Floripa Shopping

Experimento Circo – Circo Amarillo

23 de outubro, domingo

15h / Floripa Shopping

Mundo Mágico – Diogo Álvares

16h / Floripa Shopping

Showcase – Circocan

17h / Floripa Shopping

Concerto em Ri Maior – Cia dos Palhaços

18h / Floripa Shopping

Clake | Circo Amarillo

24 de outubro, segunda-feira 

19h / Escola de Circo Lona Azul (Rua Inácio Pereira Neves, 612, Areias, São José)

Aula Aberta de Acrobacias para Iniciantes (a partir dos 15 anos) 

25 de outubro, terça-feira

18h / Teatro da UBRO

Workshop “Palhaçaria e Comicidade” com Vanderleia Will (Dona Bilica)

Inscrições no site

26 de outubro, quarta-feira

20h30 / Teatro Pedro Ivo Campos

Iminência do Agora – Grupo Circar

Ingressos no site

27 de outubro, quinta-feira

20h30 / Teatro Álvaro de Carvalho

Desajustada – Cia Pé de Vento

Ingressos no site

28 de outubro, sexta-feira

18h30 / Centro Histórico

BANDO (cortejo) – Cia Máscara em Cena

29 de outubro, sábado

14h / Parque Jardim Botânico

Vivência de Circo para Crianças e Adultos – Circocan

16h / Parque Jardim Botânico

Pacacoenco – Palhaço Pacacoenco

17h / Parque Jardim Botânico

Gran Circo Lona Azul – Lona Azul Produções

18h / Parque Jardim Botânico

Show de Mágicas e Ilusionismo – Jorian Peçanha

19h / Parque Jardim Botânico

Espetáculo de Encerramento – Acrobacias Aéreas – Circocan

Todas as atrações são gratuitas

Classificação Etária: os espetáculos Desajustada (Dona Bilica) e Iminência do Agora (Grupo Circar) possuem classificação etária indicativa para 16 anos. Todos os demais espetáculos possuem classificação indicativa Livre.

Close