Publicado por 1:17 pm LifeStyle

Novembro Diabetes Azul: confira os eventos programados para o mês de combate à diabetes em Joinville

O mês de novembro é dedicado às campanhas de conscientização do diabetes, doença que afeta 463 milhões de pessoas em todo o mundo, ou seja, um em cada 11 adultos vive com a condição, segundo dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF).

Se o ritmo não mudar, a previsão é de que o contingente populacional com diabetes aumente para 578 milhões em 2030. Uma pandemia silenciosa.

Por isso, o objetivo do Novembro Diabetes Azul é chamar a atenção da sociedade para as formas de prevenção, sintomas e controle da glicemia. Com isso, ao longo do mês, diversas iniciativas serão realizadas em Joinville. 

03, 04 e 05/ 11 Atividades de conscientização no Garten Shopping

Durante três dias, profissionais de diferentes segmentos estarão no Garten Shopping orientando as pessoas sobre os riscos que o diabetes pode oferecer a jovens e adultos.

06/11 Caminhada Azul pelo Diabetes

A Caminhada Azul iniciará às 9h, na Praça Nereu Ramos e pretende marcar o Dia Mundial do Diabetes. A expectativa é que o evento reúna cerca de 300 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos. O evento também contará com a apresentação da Banda do Batalhão e do Coral do Colégio Adventista. 

19/11 – 6º Mutirão Diabetes Joinville

No dia 19 de novembro a Sociedade Joinvilense de Medicina, Sociedade Catarinense de Oftalmologia, Hospital de Olhos Sadalla Amim Ghanem e Secretaria Municipal de Saúde, promovem das 8h às 12h, no Ginásio Sesc, o 6º Mutirão Diabetes Joinville. No local, serão realizados exames como medição de glicemia, índice de massa corpórea (IMC), pressão arterial, fundo de olho e avaliação do pé diabético. “O projeto tem como objetivo esclarecer a população sobre os riscos e complicações da doença e proporcionar os exames que devem fazer parte da rotina do diabético. Nas edições anteriores, já atendemos mais de 1500 pessoas com diabetes”, explica o médico Dr. Evandro Luís Rosa.

O atendimento será por ordem de chegada e as vagas são limitadas. A meta dos organizadores é oferecer a realização de 600 exames para pessoas portadoras de diabetes e 500 para demais pessoas que comparecerem ao evento. 

Para facilitar o atendimento, recomenda-se levar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e não é necessário chegar ao local em jejum. 

Um dos exames que será realizado no mutirão é o de fundo de olho, que permite detectar precocemente a retinopatia diabética, maior causa de cegueira na população abaixo dos 60 anos. Também será realizado exame do pé diabético no intuito de orientar o diabético para evitar complicações como as amputações. 

Além disso, no dia também haverá a Feira da Saúde, cujo foco será passar orientações sobre nutrição e atividades físicas, além de expor produtos e serviços para diabéticos.

“Será um dia especial onde cerca de 250 voluntários estarão unidos para alertar e ajudar a população contra as complicações do diabetes. Todos estes voluntários virão para o Mutirão para deixar Joinville uma cidade ainda melhor”, destaca o médico. 

Crédito: Divulgação.

Close