Publicado por 7:23 pm Cultura

Retratos e ossos gravados em placas de raio X integram exposição gratuita em Florianópolis

Série com 16 imagens da artista Cecilia Heckrath integram a mostra Varetas de Luz que pode ser visitada no Espaço Câmera Criativa

               Natural de Pelotas/RS, e atualmente morando em Florianópolis, a artista Cecilia Heckrath apresenta a exposição Varetas de Luz. A série com 16 fotografias pode ser visitada gratuitamente no espaço expositivo da Escola de Fotografia e Arte Câmera Criativa, no Centro da Capital.

               As obras foram elaboradas entre 2021 e 2022 com a técnica de dupla exposição de retratos encenados pela artista e seus ossos gravados em placas de raio X. Esse conjunto revela um pouco da história e das marcas das aventuras da artista e propõe um olhar contemplativo.

“Uso a fotografia como expressão de arte e desenvolvi um tema relacionando à minha autorrepresentação, usando a fotografia híbrida com sobreposição de imagens com outras técnicas”, explica a artista que estudou fotografia na Câmera Criativa.

Cecilia, que já participou de várias exposições coletivas e individuais e de diversos salões de arte e fotografia, ingressou nas Artes Plásticas em 1982, através do curso de desenho no SENAC/RJ e de pintura no ateliê da artista Beatriz Rodrigues.

Carolina Votto, Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), destaca no texto de apresentação da exposição que a artista faz arte dos ossos que se fraturaram durante as estradas da vida.

“Os ossos são comumente compreendidos como a estrutura do corpo, eles têm a função de nos possibilitar a estabilidade e o resguardo de importantes órgãos – romper, fissurar, quebrar um osso produz imensa dor, chegamos a ficar imobilizados, somos acometidos pelo acidental, como fazer do acidente arte?”, indaga Carolina.

Varetas de Luz pode ser visitada até 1º de dezembro de 2022, de segunda a quinta-feira, das 10h às 19h, sexta e sábado, das 10h às 13h, na Escola de Fotografia e Arte Câmera Criativa, que fica na Praça Getúlio Vargas, 158, no Centro de Florianópolis.

Crédito: Cecília Heckrath.

Close