Publicado por 12:12 pm Cultura

Guerra do Contestado é tema de livro de poesias que será lançado em Florianópolis

“Poema Rima Canção II”, de Adir João Somariva, será lançado na terça-feira, 22 de novembro, na Fundação Cultural BADESC

A Fundação Cultural BADESC promove na terça-feira, 22 de novembro, o lançamento do livro “Poema Rima Canção II” do escritor Adir João Somariva. O evento, com entrada gratuita, está marcado para as 17h.

               Com uma reconhecida trajetória de mais de duas décadas na área de Ciências Contábeis e como consultor organizacional de entidades na região de Concórdia, onde mora, bem como de abrangências estaduais e nacional, Somariva vem demonstrando talento também no universo das artes a partir do lançamento das suas obras literárias. Nos livros estão apenas uma parte das centenas de poemas e composições que ele criou nos anos de 2020 e 2021.

Editado pela Santa Editora, Poema Rima Canção II é apresentado em versos rimados em todo o seu conteúdo, da capa à contracapa, assim como o primeiro volume, com seções que identificam os temas do que o autor classificou como poema e como canção: palavras, contemporâneo, de coração e de esperança, de memória, de percepção, de região, de moderação e de cultura.

Entre os temas em destaque na publicação está a Guerra do Contestado, abordando, em forma de poema, a complexidade e a natureza do episódio, causas e consequências, personagens e posicionamentos.

De acordo com o autor, a inspiração se reflete em pensamentos, que decorrem da ação, da experiência, da vivência, da cultura, da reflexão, dos valores e propriamente dos pensamentos que se cultivam.

“Os temas são frutos da percepção, reflexão, imaginação, invenção, leitura, afinidade, da relevância que se atribui, das culturas que se convive. E os apresento em versos rimados, como forma de arte, para curiosidade, conhecimento, animação, imaginação, descontração e reflexão, na objetividade e criatividade, com a missão de transmitir pensamentos positivos na lembrança e para reflexão, e com a função de gerar poesias rimadas, inclusive em forma de composição, dignas também de serem tratadas nas famílias e nas escolas”, destaca o autor.

No dia do evento a publicação Poema Rima Canção II, de 132 páginas, estará à venda. A Fundação Cultural BADESC fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis.

Sobre o autor

Morador de Concórdia, há cerca de 45 anos, Adir João Somariva nasceu em Ipumirim, no Meio Oeste de Santa Catarina (território do Contestado), em julho de 1958. Apresenta uma reconhecida trajetória na área de Ciências Contábeis, como consultor organizacional estrutural de entidades. É Bacharel e pós-graduado em Ciências Contábeis, com especializações com foco na pessoa jurídica, e contador autônomo por mais de 20 anos.

Atuou em diretorias de entidades sociais, inclusive como presidente, com reconhecida trajetória também de valorização do trabalho dos bombeiros voluntários em Santa Catarina e no Brasil, tendo sido coordenador-geral da “PEC dos bombeiros voluntários de Santa Catarina” (PEC 01/2012). Foi agraciado com homenagem de âmbito nacional pela revista Incêndio, que o distinguiu com o “Prêmio Destaque 2013, pelos relevantes serviços prestados ao setor de prevenção e combate a Incêndio”. Também foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, “por importante contribuição para o crescimento e fortalecimento da Associação de Bombeiros Voluntários de Santa Catarina”.

               Somariva é também autor do livro Poema Rima Canção, lançado pela Santa Editora em dezembro de 2020, e do livro Propósito da Missão: os fundamentos na organização das entidades sob uma visão contábil, lançado em novembro de 2019 pela AGE Editora, livro impresso e e-book. É coautor do livro História de Nossa Gente II, editado pelo Jornal O Imparcial, de Concórdia/SC.

Crédito: Júlio Gomes.

Close