Publicado por 1:59 pm LifeStyle

Confira seis dicas infalíveis para garantir um verão perfeito 

Os cuidados não se limitam ao filtro solar; saiba como não errar na estação mais quente do ano

O verão, a estação mais quente do ano e a mais queridinha da maioria das pessoas também, pois vem junto com as férias, segue até o mês de março. Mas, afinal, como garantir um verão perfeito sem queimaduras ou problemas na pele? Antes de mais nada, é importante lembrar que não só quem frequenta o litoral está propenso a sofrer com queimaduras solares. Frequentadores de campings ou que aproveitam os momentos de lazer na beira de rios, lagos e cachoeiras, também precisam ficar atentos.

A missão de elencar as seis dicas infalíveis para ter um verão perfeito ficou com a médica cirurgiã geral, pós-graduada em Dermatologia, Carol Berger, de Florianópolis. Segundo a médica, neste período a exposição solar, bem como a incidência de raios ultravioleta, aumenta exponencialmente, e todo cuidado é válido para evitar doenças, como o câncer de pele.

Confira 6 dicas para evitar queimaduras de pele:

1. Abuse do filtro solar: a recomendação é aplicar o filtro solar meia hora antes da exposição, mas qual a quantidade de protetor solar deve ser usada? A médica explica que no rosto a quantidade mínima de aplicação é de no mínimo uma colher de chá e no corpo de três colheres de sopa. Importante destacar que o fator mínimo a ser usado é o 30; já pessoas com a pele mais clara, o fator 50 é o indicado. E além da reaplicação contínua é importante fazer uso de proteção na cabeça, seja com chapéu ou boné, e que seja evitada ao máximo a exposição direta ao sol entre às 10h e às 16h, quando os raios são mais intensos. Além de todos esses cuidados é importante ter consultas periódicas regulares, ainda mais em pessoas que apresentam pintas ou manchas avermelhadas na pele.
 

2. Beba muita água:  a perda de líquidos, principalmente para quem toma um “torrão”, é ainda maior. E a desidratação é uma consequência da exposição prolongada ao sol. Por isso, é preciso repor essa perda e beber muita água. Isso vai ajudar também a reduzir a temperatura corporal.

3. Hidratação tópica: a médica explica que as queimaduras variam de acordo com a exposição ao sol e a gravidade. “Quando a pele fica dolorida, é identificada como queimadura de 1º grau e neste caso é indicado fazer o uso de substâncias próprias calmantes e hidratantes, com a finalidade de hidratar a pele”, destaca. Outra orientação é ficar atento aos produtos que são aplicados na pele. A orientação é evitar fazer o uso de substâncias caseiras, que podem piorar o processo, e fazer o uso de produtos dermatologicamente testados, ainda mais que a pele está muito irritada e sensível.

4. Para diminuir a dor: caso a dor seja muito intensa, a médica recomenda o uso de analgésico ou anti-inflamatório. “Antes de fazer o uso do medicamento é importante verificar se o paciente não tem alguma alergia”, ressalta. Outra sugestão, é fazer o uso de compressas geladas. Gases ou toalhas umedecidas em água ou soro fisiológico podem ser aplicadas na região afetada. Essa aplicação deve ser por pelo menos 15 minutos. 

 5. Não arranque a pele, hidrate-a: é comum, depois de uma queimadura solar, que a pele descame. “Esse é um processo de eliminação das células mortas da forma mais precoce, e por isso é importante deixar fluir e evitar de arrancar as casquinhas para antecipar o processo”, orienta. Carol sugere que a pele deve ser hidratada, com um hidratante de boa qualidade, e que o processo natural de descamação seja respeitado.

6. Fazer uso de roupas com tecnologia própria para proteção solar. Algo que já é bastante comum entre as crianças vem se popularizando também entre muitos adultos: as roupas com proteção UV. “Sejam camisetas, bonés e até mesmo guarda-sóis específicos e com tecnologia para aumentar a proteção durante a exposição solar são muito bem-vindos tanto na praia como na piscina, já que nem sempre reaplicamos com a frequência adequada os filtros solares e com o suor ou após nos banharmos os cremes vão saindo”, orienta a médica.

Crédito foto capa: Divulgação.

Close