Publicado por 1:51 pm Agitos, Cultura

Contando a história do Ilhéu catarinense, a exposição “Maricota em sua Ilha da Magia” faz sucesso no Floripa Shopping

As obras da artista plástica Andréa Vieira ficarão expostas até 15 de fevereiro

O Floripa Shopping segue com uma linda exposição de telas, com o tema que homenageia todos os nascidos em Florianópolis. Intitulado “Maricota em sua Ilha da Magia”, o projeto é da artista plástica Andréa Vieira, que é manezinha de coração e, honrando a ancestralidade, traz a história do Ilhéu em 14 obras. Elas estão expostas no piso L2, em frente à loja Youcom e segue até o dia 15 de fevereiro.

Sobre a exposição

A artista plástica traz na pintura em telas um verdadeiro diálogo com o espectador. Andréa fala sobre a cultura do Ilhéu Catarinense e das mais variadas manifestações e questões atuais. É através da figura da Maricota, famosa personagem da cultura açoriana, que Andréa traz a personificação da mulher e o olhar de contemplação para o mundo.  

A Maricota fala sobre o que a faz vaidosa, que pertence a um povo de uma terra linda e que rende tantas histórias. A Maricota admira a dança dos bilros das artesãs, as tramas das redes de pesca, pelo som da reza das benzedeiras, pelo folclore e lendas dos ancestrais. O Boi de Mamão, as Bruxas, os Sambaquis, as pinturas rupestres e as embarcações. 

A Maricota que também enaltece grandes nomes da arte mundial, como: Leonardo Da Vinci, Johannes Vermeer, Tarsila do Amaral, Frida Kahlo, Marilyn Monroe e Audrey Hepburn.

Outro detalhe interessante é que Andréa Vieira inclui o “barquinho de papel” em todas as telas da exposição. Ele expressa um coração sonhador e viajante que achou um porto. O barquinho é como a Ilha da Magia, que representa um abrigo em meio ao mar. 

A exposição “Maricota em sua ilha da Magia” traz valores como família e amigos provando que o melhor lugar do mundo é onde as pessoas que amamos vivem.

Serviço:

O que: Exposição “Maricota em sua Ilha da Magia”

Quando: Até 15 de fevereiro

Horário: Horário de funcionamento do Shopping

Onde: Floripa Shopping – piso L2, em frente à loja Youcom

Entrada: Gratuita.

Close