Publicado por 11:52 am Agitos

Homens Pink com Renato Turnes abre a 1ª edição do Cena_Doc em Florianópolis

Projeto da Cia La Vaca vai promover formação artística e programação gratuita de fevereiro até outubro de 2023; programação completa no cenadoc.com

Com o objetivo de promover programação artística e processos de pesquisa e formação que investigam as possibilidades de criação a partir de procedimentos documentais, a Cia La Vaca apresenta a primeira edição do Cena_Doc. O evento, que está com a programação completa no site cenadoc.com, inicia em fevereiro e vai até outubro de 2023.

              Segundo a atriz e produtora cultural da Cia. La Vaca, Milena Moraes, o projeto vai oferecer teatro, cinema, oficinas, residência artística e incubadora de projetos. Todas as atividades serão gratuitas e com acessibilidade.

“Cena_Doc é um evento que oferece uma programação com obras em linguagens diversas, além de pesquisas e processos formativos que investigam as múltiplas possibilidades de criação artística a partir de procedimentos documentais”, destaca Milena.

A produtora ressalta que o Cena_Doc 2023 será no formato híbrido, com atividades que podem ser acompanhadas de maneira presencial e online também.

“A Cia La Vaca já vem experimentando há alguns anos esse diálogo entre a estética e procedimentos documentais e a pesquisa e criação artística, os projetos da Companhia têm buscado valorizar memórias e narrativas de grupos não-hegemônicos, o que nos ajuda a ver a diversidade da sociedade catarinense”, explica a produtora.

Homens Pink

              O evento procura reunir obras cujos processos de criação envolvem relações com documentos, arquivos e acervos dos mais variados tipos (documentos oficiais, registros pessoais, fotos, vídeos e objetos), bem como recursos como entrevistas e depoimentos, no sentido de estabelecer a memória como eixo fundamental de suas poéticas.

Tanto que na abertura da programação, marcada para às 20h da quinta-feira, dia 9 de fevereiro, será realizada uma live com os artistas da La Vaca e a apresentação do Documentário Homens Pink. O lançamento será no Canal do Youtube da Cia La Vaca (youtube.com/c/CiaLaVaca). O documentário estará disponível gratuitamente por 72h no Youtube com audiodescrição e Libras.

              Homens Pink tem o apoio do Rumos Itaú Cultural e inclui um filme documentário dirigido por Renato Turnes (realizado em coprodução com a Vinil Filmes) e um espetáculo teatral solo do artista. As duas obras são baseadas nas memórias de nove senhores gays, entrevistados por Turnes em Florianópolis e São Paulo.

              “Enquanto o filme nos apresenta o envelhecer do homem gay celebrado nas vozes de orgulhosos sobreviventes, o espetáculo atualiza essas memórias de resistência fundindo recordações pessoais do ator às lembranças emprestadas: a infância, o sexo, o fervo, a epidemia da AIDS e a luta dos pioneiros”, enfatiza Renato.

O filme, coprodução entre La Vaca e Vinil Filmes, estreou em 2020 e percorreu festivais nacionais e internacionais em uma trajetória premiada. Já a performance teatral pôde finalmente encontrar o público em 2022, com temporadas de estreia em Florianópolis e São Paulo, além de participar de festivais e mostras pelos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

As apresentações do Homens Pink no teatro estão marcadas para as 20h dos dias 10, 11 e 12 de fevereiro no Sesc Prainha, em Florianópolis. No sábado o espetáculo será acessível com intérprete de em Libras. A entrada é gratuita e os ingressos são distribuídos 1 hora antes do começo do espetáculo.

Todas as ações presenciais do Cena_Doc 2023 vão contar com ponto de coleta de doações de ração para o coletivo Proteção Unida (@protecaounidasj), que reúne 42 protetoras da causa animal e atende cerca de 600 animais resgatados.

Memória em Cena

Artistas de Santa Catarina com interesse na linguagem documental podem ficar de olho na programação. É que dez artistas catarinenses que tenham projetos de teatro/performance em que a pesquisa sobre memória seja um eixo fundamental serão selecionados para participar da residência artística e incubadora de projetos.

O Cena_Doc 2023 tem o patrocínio da Hidroluna Materiais para Saneamento através do Programa de Incentivo à Cultura (Mecenato SC) e o apoio do Sesc em Santa Catarina. O projeto foi selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2021, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.   

Cia La Vaca

É uma companhia brasileira de teatro criada pelos artistas Milena Moraes e Renato Turnes, em Florianópolis. Em 2008 iniciou sua trajetória estabelecendo parcerias com dramaturgos da nova cena latino-americana. Desenvolveu projetos que incluem linguagens diversas, expandindo a experiência com o palco tradicional para o teatro contemporâneo, intervenções urbanas, performance e audiovisual, firmando relações criativas e profissionais com artistas de outros coletivos. Em 15 anos de atuação, segue investindo na produção de trabalhos politicamente comprometidos, que buscam o diálogo potente com os espectadores.

Serviço:

Lançamento do Cena_Doc + Homens Pink (documentário)

Data: 9 de fevereiro – quinta-feira

Horário: 20h

Local:  Youtube CiaLaVaca (youtube.com/c/CiaLaVaca)

Gratuito

Homens Pink (espetáculo) 

Datas: 10, 11* e 12/2, sex, sab e dom

Horário: 20h

Local: Sesc Prainha (Travessa Siryaco Atherino, 100, Centro)

Gratuito, com distribuição de ingressos 1h antes.

*Apresentação será acessível em Libras

Crédito foto capa: Cristiano Prim.

Close