Publicado por 1:10 pm Cinema

Projeto Museus virtuais abre calendário 2023 com sessão neste sábado (11/02)

Dando sequência à sua programação, a 10ª temporada ainda terá cinco sessões gratuitas neste primeiro semestre. 

A 10ª temporada do projeto Museus Virtuais volta à sua programação após o recesso de final de ano e já tem as datas para as sessões com temáticas inéditas para estes meses de fevereiro e março. Ao todo, cinco encontros do projeto serão realizados no Paradigma Cine Arte, na SC-401, em Florianópolis. 

Crédito: Divulgação.

A nova programação inicia neste sábado (11), com o tema “Uma pequena capela em Pádua”, no qual o arte-educador Claudio Toscan levará o público para uma viagem virtual para visitar a Cappella degli Scrovegni, também conhecida como Capela Arena, em Pádua, na Itália. O local medieval, tornando-se um marco para o surgimento da Renascença com os trabalhos criados por Giotto. Além destas sessões abertas ao público, 12 serão realizadas com exclusividade para estudantes da Rede Municipal de Educação. 

O Projeto Museus Virtuais é uma realização do Instituto Maratona Cultural e  viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis, com apoio cultural do Corporate Park.

SERVIÇO

O quê: 10ª Temporada Projeto Museus Virtuais

Quando: 11/02 às 15h;  04 e 11 às 15h; e 07 e 14/03, às 19h30.

Local:Paradigma CineArte – SC-401, 8600 – bloco 8 sala 2 – Santo Antônio de Lisboa

Ingressos: gratuitos – respeitando a lotação do espaço.

Confira os sinopse de cada sessão (calendário 2023)

Uma pequena capela em Pádua
Sinopse: A Cappella degli Scrovegni, também conhecida como Capela Arena, é, como diz o título deste roteiro, uma pequena capela em Pádua, na Itália. Porém, grande em significado artístico e religioso. No século XIV, Giotto realizou incríveis afrescos em suas paredes. Nessas pinturas transformou a estética medieval humanizando as cenas bíblicas, de narrativas sobre a vida de Cristo e da Virgem, que se tornaram um marco para o surgimento da Renascença. Neste passeio virtual iremos detalhar a temática, a técnica e a influência de Giotto na arte italiana.

Casa de Artista
Sinopse: Você já teve a curiosidade de saber como é a casa de um determinado artista? Esse roteiro irá te mostrar como eram as residências de dois grandes pintores do passado: Rembrandt e Monet. Como eram os ambientes, os métodos de trabalho desses mestres e de que modo se relacionavam com o lar/ateliê como fatores determinantes para suas produções: luz, cor, composição…

Arte Palaciana: uma ópera de fausto e luxo
Sinopse: Em diferentes momentos históricos a arte e o poder estiveram relacionados. Líderes políticos eram mecenas de artistas que serviam nas decorações palacianas. Essa cultura se propagou do Renascimento ao século XX, tendo seu apogeu nas monarquias européias dos séculos XVII e XVIII. Sobretudo nos estilos clássico e rococó, os palácios eram luxuosamente decorados com adornos e materiais refinados, bem como pinturas e esculturas dos mais renomados artistas. Nesse roteiro iremos visitar o Palácio Ducal, em Veneza, o Versalhes, na França e um teatro em Paris, a Ópera Garnier, para apreciarmos a exuberância e faustosidade desses locais.

O Acadêmico, o Clássico, o Romântico e a Ruptura
Sinopse: Este roteiro irá apresentar uma síntese da arte no século XIX. Através da visita virtual pela Royal Academy de Londres veremos as bases acadêmicas que sustentaram a arte da tradição, sobretudo nos ensinamentos de Joshua Reynolds. Pela Alte Nationalgalerie de Berlim poderemos ver os artistas românticos alemães, como Friedrich e Böcklin, e os franceses Renoir, Manet, Cézanne que, através de suas técnicas impressionistas, romperam com a academia.

Um olhar Moderno
Sinopse: A arte moderna estará apresentada pelas salas da Fundação Beyeler em Riehen, na Suíça, e no Museu Folkwang em Essen, na Alemanha. Do impressionismo à pintura contemporânea veremos obras de artistas como Monet, Degas, Renoir, Cézanne, Van Gogh, os expressionistas Kokoschka, Macke, Kirchner, as abstrações de Kandinsky, Mondrian, Klee e Rothko, até a POP ART de Andy Warhol, neste roteiro que prima por mostrar os diferentes olhares estéticos da pintura de vanguarda.

Close