Publicado por 7:34 pm Diversão

Oficina gratuita de bambolê será promovida em quatro bairros de Florianópolis

Além da confecção do próprio brinquedo, os participantes vão ter uma aula de introdução à técnica de bambolês

               Já imaginou confeccionar o próprio bambolê? O projeto Bamboleio Bambaleia vai percorrer quatro bairros de Florianópolis e busca resgatar a brincadeira com atividades gratuitas, distribuindo 120 bambolês. A primeira ação será no dia 31 de março, às 10h, na Praça da Catedral, no Centro da cidade. Crianças e adultos podem participar dos encontros em espaços públicos.

               Desenvolvido pelas amigas Laura das Águas e Thais Alemany, o projeto foi contemplado no Edital de Apoio às Culturas 2021 da Fundação Franklin Cascaes. Segundo as organizadoras, que acreditam na potência da brincadeira para a conservação do ser humano, o nome Bamboleio Bambaleia nasceu de uma brincadeira com palavras da música dos Gipsy Kings.

“Nossa ideia foi de ressignificar uma forma de bullying sofrido na infância quando usam o nome de um animal como termo pejorativo, trazendo uma homenagem às baleias que nos visitam na Ilha todos os anos. Assim, passamos a mensagem que todos os corpos podem se expressar, se mexer, rebolar, brincar e existir sem vergonha”, explicam as organizadoras.

Oficinas gratuitas

As oficinas estão programadas para as 10h do dia 31 de março, na Praça da Catedral, no dia 1º de abril são duas, a primeira, às 10h na Praça da Barra da Lagoa e outra às 16h no Parque Linear dos Ingleses, já no dia 2, as atividades começam às 16h na Praça das Areias, no Campeche.

Durante os encontros, os participantes vão ser convidados a experienciar a confecção do próprio brinquedo e participar de uma aula de introdução à técnica de bambolês.

“Cada participante poderá medir o tamanho adequado de mangueira para construir seu próprio brinquedo. Depois de medido, cortado e feito o fechamento do bambolê, os participantes serão instruídos para desenvolver truques com o instrumento”, explicam.

Depois da oficina, os participantes podem levar os brinquedos para casa e continuar a explorar os movimentos.

Bamboleio Bambaleia  

O projeto Bamboleio Bambaleia foi desenvolvido pelas amigas Laura das Águas, que é professora, artista e produtora das artes circenses, pesquisadora de palhaçaria e bambolês, e por Thais Alemany, que é produtora cultural e criadora da Expancine Produções.

Crédito foto capa: Divulgação.

Close