Publicado por 7:02 pm Cultura

FIK 2020 promove mais de 150 atividades culturais gratuitas em Florianópolis

Festival Internacional de Arte e Cultura José Luiz Kinceler acontece entre os dias 8 a 12 de fevereiro

Crédito: Eduardo Beltrame

Entre os dias 8 a 12 de fevereiro Florianópolis vai receber mais de 150 atividades artísticas e culturais gratuitas no Festival Internacional de Arte e Cultura José Luiz Kinceler- FIK 2020, promovido pelo Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

O evento conta com apresentações musicais, teatrais, oficinas, exposições, feiras, exibições, residências artísticas, rodas de conversa, performances e muito mais.

Entre as atrações da segunda edição do Festival, está o show com a banda paulista Francisco, El Hombre – que vai se apresentar na abertura oficial do evento no domingo, dia 9, o espetáculo Ilusões, com a La Vaca Companhia de Artes Cênicas de Florianópolis, a apresentação de Chão de Pequenos, da Cia. Negra de Teatro, de Belo Horizonte/MG, e da feira de arte impressa Parque Gráfico. A programação completa, que é totalmente gratuita, pode ser acessada no site udesc.br/ceart/fik2020.

Destinadas para toda família, a maioria das ações vão ser realizadas no campus da Universidade no bairro Itacorubi, e também haverá apresentações no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) e no Museu da Escola Catarinense (Mesc), ambos no centro da Capital.

Crédito: Eduardo Beltrame

A coordenadora geral do evento, Cristina Rosa, adianta que a segunda edição do Festival está maior que a primeira realizada em 2018 e que o FIK objetiva valorizar a produção cultural, a formação de redes artísticas e fomentar o contato entre sociedade, universidade e grupos artístico-culturais.

“Ao pensar no Festival nós tínhamos dois compromissos, o primeiro era de ampliar o diálogo do Centro de Artes com a comunidade, e o outro apresentar um pouco do que é produzido no campus e que a comunidade não conhece. Sendo também um local de intercâmbio cultural entre alunos, artistas, profissionais da área de cultura, moradores da região e também turistas”, destaca Cristina.

As atividades são destinadas para diversos públicos, como moradores da Grande Florianópolis, turistas, estudantes em período de férias, universitários, crianças, profissionais da área de cultura, além de promover um intercâmbio de arte e cultura entre educadores e artistas.

No entanto, para oficinas, espetáculos, shows e concertos em espaços fechados é preciso fazer a retirada dos ingressos com 1h de antecedência, no local da atividade. As exposições, apresentações artísticas em espaços abertos, rodas de conversa e palestras são de livre circulação, bastando comparecer ao local.

Crédito: Eduardo Beltrame

Participações internacionais

               O Festival conta também com participações internacionais, uma delas é das artistas argentinas Anali Chanquia e Vanessa Galdeano Medianeras, criadoras do projeto Medianeas (Argentina), que em fevereiro de 2018, durante a primeira edição do Festival, realizaram uma intervenção coletiva na parede do Ceart.  O registro da passagem das artistas por Florianópolis foi resultado da oficina de arte pública. Neste ano elas vão ministrar uma oficina de arte urbana e outra parede do campus irá ganhar um mural.

               Outras duas argentinas também vão participar desta edição do FIK, Laura Novik vai dar uma oficina sobre O futuro da Moda e a escultora Vilma Villaverde fará uma residência artística de escultura ao ar livre.

               Participam ainda Sophia Marie Cole, do Canadá, que fará a Skin Structures: one-on-one perfomance e o também canadense Érik Bordeleau, que será um dos ministrantes da residência artística Da economia à ecologia das atenções.

FIK Criança

Nas tardes dos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, das 14h às 18h, será realizado na Udesc Ceart o FIK Criança. Entre as atividades, destinadas para crianças de 4 a 12 anos, estão apresentações de teatro e música, contação de histórias, exposições artísticas, oficinas de artes, entre outras atrações.

Vão ser disponibilizadas três turmas divididas por faixa etária, com 20 vagas cada. A programação é gratuita e está disponível no site udesc.br/ceart/fik2020.

Sobre o homenageado

José Luiz Kinceler,natural de Curitiba/PR, morreu em junho de 2015 em Florianópolis, aos 54 anos, em decorrência de um AVC. Kinceler foi professor da Udesc Ceart, destacando-se por práticas contemporâneas de produção de arte coletiva e um dos pioneiros das Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura (CIC).

Desenhista, pintor, ceramista, escultor e professor de artes visuais, José Luiz Kinceler foi graduado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984) e doutor em escultura na Universidad del País Vasco (2001), fazendo pós-doutorado em Arte Pública pela UFF-RJ (2010). Como professor atuou nos cursos de graduação e de pós-graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Udesc. Sua trajetória como artista teve como marca a ênfase em arte relacional em sua forma complexa, arte pública de novo gênero e processos criativos emergentes.

O nome dele também está fortemente ligado à formação de alunos nas décadas de 1980 e 1990 em aulas de escultura em cerâmica e bronze. Nome significativo da chamada Geração 80, integrou os emblemáticos grupos Nha-Ú e o Artmosfera. No currículo estão exposições coletivas e individuais em Santa Catarina, no Brasil, nos Estados Unidos e na Argentina. Em 1996, criou o Monumento Integração Conesul, instalado no jardim do CIC, em Florianópolis.

A decisão de homenageá-lo partiu do Conselho de Centro (Concentro) da Udesc Ceart, considerando a trajetória do professor-artista e sua proposta relacional integrando arte e vida. Sua ação voltava-se, principalmente, para a formação de estudantes engajados em projetos artísticos desenvolvidos em comunidades.

Serviço: Festival Internacional de Arte e Cultura José Luiz Kinceler – FIK 2020

Data: de 8 a 12 de fevereiro de 2020

Local:  Centro de Artes da Udesc – Av. Madre Benvenuta, 1907, bairro Itacorubi, Florianópolis/SC

Entrada gratuita

Programação completa no udesc.br/ceart/fik2020

Close