Publicado por 12:43 pm Todos

Relação entre a classe média e a favela será debatido em live promovida pelo Cineclube da Fundação Cultural BADESC

Em parceria com o Fórum do Campo Lacaniano de Florianópolis, a Sessão Divã online do dia 14 de agosto, vai falar sobre o longa nacional Quase Dois Irmãos

               Dirigido por Lucia Murat, o filme Quase Dois Irmãos mostra como é a relação entre a favela e a classe média carioca através da amizade entre Miguel e Jorge. Dividida em três fases, anos 50, 70 e a atual, a trama é entrecortada pelo abismo social entre os dois personagens e a política brasileira.

               E para debater sobre o longa, o Cineclube da Fundação Cultural BADESC, em parceria com o Fórum do Campo Lacaniano de Florianópolis, promove no dia 14 de agosto mais uma edição online da Sessão Divã.

               Com a mediação da cineasta e curadora do Cineclube da Fundação, Vanessa Sandre, o encontro virtual será a partir das 19h no canal do Youtube da Fundação (http://abre.ai/canalfundacaoculturalbadesc).

               Os debatedores convidados são Leojorge Panegalli, psicanalista, membro do Fórum do Campo Lacaniano de Florianópolis, formado em Psicologia pela UFSC e mestrando nos temas de Psicanálise e Filosofia, Douglas Rodrigues Barros, filósofo formado pela UNIFESP, mestre em estética e filosofia da arte, doutorando em ética e filosofia política e autor do livro Lugar de Preto, Lugar de Branco?, e Sara M. Carvalho, mestranda em Psicologia Social pela PUC SP, pós-graduanda em Psicanálise pelo Instituto Gerar de Psicanálise, Pesquisadora do Núcleo Inanna nos temas como relações raciais, branquitude e feminismos.

               Os interessados em participar do debate podem acessar o canal da Fundação no dia da live e encaminhar questionamentos pelo chat. O longa Quase Dois Irmãos está disponível gratuitamente e pode ser assistido neste link: https://www.looke.com.br/filmes/quase-dois-irmaos_2004.

Quase Dois Irmãos

De Lúcia Murat

Brasil, 2004 – 102 min – Drama

Classificação 16 anos

Com Caco Ciocler, Babu Santana e Maria Flor

Sinopse: Miguel e Jorge, apesar de abissais diferenças sociais, se tornam amigos de infância durante a década de 1950. Se reencontram nos anos 1970 na prisão de Ilha Grande, onde os prisioneiros políticos e presos comuns dividiam o mesmo espaço. Voltam a se encontrar nos anos 2000, sendo que suas vidas estão mais entrecruzadas e ao passo que suas diferenças estão ainda mais reforçadas.

Serviço: Filme nacional Quase Dois Irmão será debatido na Sessão Divã online

Data:  14 de agosto – sexta-feira

Horário: 19h

Local:  Canal da Fundação Cultural BADESC no YouTube (http://abre.ai/canalfundacaoculturalbadesc)

Close