Publicado por 4:19 pm Cultura

Com sessões híbridas e novos temas, projeto Museus Virtuais abre temporada 2021/2022

A história dos principais museus do mundo é destaque entre os temas desta temporada. Primeira sessão ocorre neste sábado (03).

Quando visitamos um museu, geralmente, nossa atenção está voltada para as obras de arte e seus artistas. Mas você já parou para pensar na história daquele lugar? Em qual contexto sócio-político foram criados e como foram formadas as coleções de arte que tornaram essas instituições verdadeiras reservas do patrimônio da humanidade?

 

Foi buscando apresentar uma nova perspectiva sobre  os mais famosos museus do mundo que o projeto Museus Virtuais, do Instituto Maratona Cultural, desenvolveu a programação da sua 9ª temporada, com início marcado para o próximo sábado (03). “Cada tour virtual foi pensado para propiciar ao espectador uma visão mais ampla do museu, sua arquitetura e disposição das obras em exposição, proporcionando assim uma vivência museológica, seja de descoberta, seja nostálgica”, explica Paula Borges, presidente do Instituto Maratona Cultural.

Para esta temporada 2021/2022, 18 temas serão apresentados em 30 sessões, sendo 18 delas abertas ao público e com formato híbrido (presencial e on-line), e 12 sessões destinadas aos estudantes da rede municipal de ensino. “Os roteiros apresentam um percurso pela história da arte desde a Antiguidade até o moderno e o contemporâneo. Através das obras de grandes artistas veremos as diferenças culturais, estilísticas, as transformações históricas da Idade Média, o Renascimento, barroco, classicismo até as diferentes estéticas de vanguarda no século XX”, destaca Claudio Toscan, arte-educador e responsável pela condução das visitas virtuais.

O projeto “Museus Virtuais” consiste em uma visita virtual gratuita por museus e galerias de todo o mundo, conduzida por um arte-educador, e com auxílio de ferramentas como Google Art and Culture.  É uma realização do Instituto Maratona Cultural com apoio cultural do Corporate Park e patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis  e Fundação Cultural Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis.

 

Confira os temas da temporada 2021/2022 do Museus Virtuais

 

1. Galleria degli Uffizi: arte italiana nos séculos XIV E XV (foto)

2. Gemäldegalerie: Renascimento e Barroco nas culturas do norte Europeu 

3. National Gallery: do barroco ao impressionismo 

4. Museu D’Orsay: Academia e Ruptura acadêmica.  (foto)

5. Museu D’Orsay: Impressionismo e Pós-Impressionismo

6. Belvedere: art nouveau e modernismo

7. Thyssen-Bornemisza: do romantismo ao moderno

8. Masp: acervo de arte europeia e brasileira

9. Museu de história da arte de Viena: a Antiguidade, a renascença no norte e o barroco flamengo.

10. Louvre: obras primas

11. Rijksmuseum: século de ouro da Holanda 

12. Galleria degli Uffizi: arte italiana nos séculos XVI e XVII

13. Thyssen-Bornemisza: a pintura contemporânea 

14. National Gallery: coleção da Renascença 

15. Museu Hermitage: aspectos da cultura russa e as coleções da renascença e barroco. 

16. MoMA: Diálogos com o moderno e o contemporâneo

17 Instituto de Artes de Chicago: do Impressionismo ao modernismo americano

18. Inhotim: arte contemporânea

Close