Publicado por 2:07 pm Décor

Uma escolha difícil e importante: o sofá ideal para cada lar

Responsável por deixar o ambiente mais aconchegante e onde passamos a maior parte do tempo nos lares, você sabia que existe um sofá ideal para cada ambiente? A escolha perfeita precisa ser planejada e, além disso, vai desde o tamanho, tecido e cores. Pensando nisso, a designer de interiores Caroline Von Jelita traz dicas para você não errar.

O primeiro passo é decidir o tamanho. Neste caso, se você tem a sala pequena, a designer indica aqueles que possuem entre 90cm e 1m de profundidade. Além disso, se possível, opte por sofás com linhas retas, e fuja daqueles com pontas arredondadas e muito almofadadas. Vale lembrar que sofás com pés aparentes trazem uma sensação de leveza para o ambiente.

Outra dica é sempre medir a parede no qual ele será colocado. Se for menor que 2,5 metros, o sofá precisa ser de dois lugares. Caso seja maior, você poderá escolher um de três lugares. Se você está de olho em um no formato “L”, Caroline destaca a importância de verificar o layout da sala e verificar se não irá atrapalhar a circulação.

Modelo ideal escolhido? Vamos para os tecidos! 

Couro sintético, linho, suede e sarja. São diversos tecidos oferecidos, mas é necessário sempre verificar a sua realidade. 

“Se a pessoa procura um sofá com maior durabilidade, um conforto térmico, que tenha elegância e seja atemporal, o mais indicado é o linho. Ele reúne como poucos a questão de qualidade e beleza”, destaca Caroline. Já o couro é um dos tecidos mais nobres. Considerado um tecido de fácil manutenção, o couro conta com diversos benefícios: o material não concentra calor e sua temperatura se adapta a temperatura do corpo humano, o material é impermeável, o que faz durar bastante tempo.

No tecido de sarja, além de ser uma das opções mais baratas do mercado, você encontrará um conforto térmico e uma maior facilidade de limpeza. Mas tome cuidado, essa opção pode trazer uma aparência mais pesada para o ambiente.

Crédito: Rafael Ribeiro.

Se você tem crianças e animais em casa, fuja dos tecidos em suede. Apesar de sua maciez e conforto, é uma opção que absorve muitos líquidos e mancha com facilidade. Neste caso, o mais indicado são os tecidos de couro, linho e sarja. “Porém, ainda assim, é recomendado que você faça a higienização e blindagem do seu estofado pelo menos uma vez ao ano, garantindo a durabilidade do seu produto”, ressalta a designer.

É necessário sempre ter em mente que as cores neutras e claras, como off white, caramelo, cinza claro e bege, são as melhores opções. “Vale lembrar que as cores claras trazem a sensação de amplitude pro local. E você poderá também fazer um tom sobre tom com o estofado”, enfatiza.

Caso você queira colocar uma cor no seu ambiente, opte por colocar cores em almofadas, mantas e até em um puff para compor com o seu sofá.

Essa é uma escolha importante e precisa ser feita com calma para que não se tenha erros. O mais indicado é que você contrate um profissional experiente no assunto e com olhar treinado para deixar seu lar ainda mais aconchegante.

Crédito: Rafael Ribeiro.

Close