Publicado por 8:52 pm Música

Sexta Jazz AF abre temporada 2022 com especial Jazz Manouche

A primeira edição do ano será no dia 18 de março e integra a programação do Mês da Francofonia, celebrado em todo o Brasil. Entrada gratuita  

A temporada 2022 do Sexta Jazz AF começa na próxima sexta (18) em Florianópolis. O evento celebra o Mês da Francofonia, comemorado em todo o Brasil, e apresenta um concerto especial com standards do Jazz Francês e Jazz Manouche (Gypsy Jazz). Para esta edição, os músicos e curadores Tiê Pereira (baixo) e Mauro Borghezan (bateria) recebem três convidados — o duo formado por Fabien Ducept  (voz, acordeon e trompete) e Soledad Casanova (guitarra tenor) e Felipe Coelho (guitarra). 

A apresentação será às 20h no Piso G3 (estacionamento) do Villa Romana Shopping, na Capital. Todos os protocolos sanitários serão respeitados. A entrada é gratuita mediante apresentação de comprovante de vacinação. Vagas limitadas. 

Promovido pela Aliança Francesa Florianópolis desde 2014, o Sexta Jazz AF se consolidou como um dos mais importantes projetos gratuitos de música instrumental da Capital. Para 2022, estão previstas dez edições, sempre nas sextas-feiras, às 20h. A cada edição, os curadores convidam músicos importantes da cena musical de Santa Catarina e do Sul do país para concertos que homenageiam ícones do jazz mundial. 

Especial Francofonia

O repertório do concerto que abre a temporada do Sexta Jazz AF 2022 celebra o jazz francófono, com temas de jazz francês ou adaptados para o francês, além de música instrumental manouche (Gypsy Jazz).

— A grande contribuição dos franceses para o jazz jazz mundial foi o Jazz Manouche, também chamado Gypsy Jazz ou Jazz Cigano. É uma forma muito particular de tocar jazz. Claro, muito baseado na improvisação jazzística, mas que tem uma linguagem específica — explica o músico Tiê Pereira. 

Para apresentar esse estilo ao público da Capital, os curadores convidaram o duo franco-argentino LeleSwing, formado por Fabien Ducept  (voz, acordeon e trompete) e Soledad Casanova (guitarra tenor).

— Além da voz e trompete, Fabien toca o acordeon, instrumento muito utilizado no Gypsy Jazz — diz Tiê. 


O violonista Felipe Coelho também foi convidado e será o solista do concerto. O músico é reconhecido na cena brasileira e tem um estudo longo e profundo sobre o Gypsy Jazz.

O Sexta Jazz AF 2022 é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura com patrocínios da ENGIE e Da Magrinha. Patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Casaces por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis. Apoio cultural do Villa Romana Shopping. Produção da Marte Cultural. Realização da Aliança Francesa de Florianópolis, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. 

Agende-se

Sexta Jazz AF apresenta: Especial Francofonia

Quando: sexta, 18/3, 20h
Onde: Piso G3 do Villa Romana Shopping (Av. Me. Benvenuta, 687 – Santa Mônica, Florianópolis)
Quanto: gratuito*

*mediante passaporte da vacina

* sujeito à lotação do espaço
Mais informações: www.affloripa.com.br

Crédito: Eduardo Duks.

(Visited 1 times, 1 visits today)
Close