Publicado por 1:36 pm Todos

Projeto We Nature é um dos vencedores do 23º Prêmio Fritz Müller

Iniciativa recolheu, em 2021, 43 toneladas de resíduos de praias e encostas do Litoral Sul do país

O projeto We Nature, viabilizado pela empresa brasileira-canadense Core Case, venceu a categoria “Projetos Socioambientais” do 23º Prêmio Fritz Müller. O concurso é desenvolvido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e reconhece empresas e organizações que desenvolvem ações em prol do meio ambiente no Estado.

Resultado de uma parceria com a ONG Eco Local Brasil, em 2021 o projeto We Nature foi responsável pelo recolhimento de 43 toneladas de resíduos de praias do Litoral Sul do Brasil. Além dos mutirões, que engajam voluntários e instituições vinculadas à causa ambiental, a iniciativa também classifica todo o material encontrado dando a ele a destinação mais adequada.

O Projeto é patrocinado pela Core Case, que há mais de 10 anos produz artigos reciclados para o setor de mineração e, há quase três anos, lançou uma linha de roupas e acessórios voltados à sustentabilidade. Eduardo do Rosário, gerente de marketing da empresa, conta que a marca também desenvolveu produtos ecológicos feitos a partir dos resíduos recolhidos nos mutirões.

“A maior parte do que é encontrado nas ações é enviada à reciclagem. O mais interessante é que conseguimos desenvolver uma utilidade para itens que seriam descartados em aterros, por serem considerados não-recicláveis. Eles viram matéria-prima para mesas, bancos, vasos de plantas ecológicos”, acrescenta.

Filipe Pedroso de Oliveira, coordenador da Eco Local Brasil, afirma que os itens recolhidos durante os mutirões são registrados em auditoria. “Antes de todas as ações, explicamos aos participantes como será a atividade, reforçamos o impacto destes resíduos, distribuímos luvas e sacos de lixo e instruções para a coleta. Ao fim de cada ação, nós realizamos a pesagem e a classificação dos resíduos encontrados”, conta.

O CEO da Core Case, Daniel Bortowski, destaca que o sucesso do We Nature se deve à união de propósitos. “Do encontro com a Eco Local Brasil nasceu este Projeto. Uma iniciativa que está alinhada à filosofia da nossa marca, que é de ajudar a repensar as nossas escolhas e construir um planeta mais sustentável”, afirmou.

Na edição deste ano, o Prêmio Fritz Müller também reconheceu iniciativas ambientais da Epagri, Portobello, Cooperativa Aurora, Whirlpool, BMW do Brasil, GDC Alimentos S.A (Gomes da Costa), Schulz Compressores, RPPN Catarinense e Escola da Fazenda. A premiação é dividida em 12 categorias e, segundo a organização, recebeu inscrições de 88 projetos e ações.

O diretor da Core Case, Flávio Ramos, reconhece que a premiação traz visibilidade às empresas que já assumiram um compromisso com a sustentabilidade em Santa Catarina. “O Prêmio Fritz Muller mostra aos consumidores que existem marcas realmente comprometidas em reduzir os danos ao meio ambiente. Estamos orgulhosos por ser parte deste grupo e assim poder inspirar outros negócios a implementarem as suas próprias ações”, afirmou.

Close