Publicado por 12:29 pm Cultura

Projeto Museus virtuais abre nova temporada neste sábado (22)

Com 12 temáticas inéditas, a 10ª temporada será ainda mais interativa. Sessões no Paradigma Cine Arte, em Florianópolis, são gratuitas. 

Museus, galerias, capelas, igrejas, palácios e teatros de importantes centros culturais da Europa e América estão no roteiro da nova temporada do projeto Museus Virtuais a partir deste sábado (22), no Paradigma Cine Arte, em Florianópolis. Com 12 temáticas inéditas, as sessões estarão mais interativas com interfaces entre instituições museológicas e recursos técnicos que propiciarão a melhor compreensão da temática do roteiro.

Ao todo, 24 sessões estão previstas nesta 10ª temporada (2022/2023), sendo 12 para escolas e 12 para o público em geral. De acordo com o arte-educador Claudio Toscan, que conduz as apresentações, o público poderá conferir uma série de novidades. “Para quem ama o Renascimento e, sobretudo a Itália, a Galleria Borghese, em Roma, é um dos roteiros inéditos. Uma verdadeira  preciosidade que reúne uma das mais célebres coleções de arte barroca”, destaca.  A abertura da temporada será com o tema “Florença: Museu a céu aberto”, às 15h. 

Ainda fazem parte do programa dois dois roteiros especiais: um dedicado às mulheres artistas, no qual será apresentada obras e a história de pintoras e escultoras pouco reconhecidas pelo sistema de sua época e que hoje são reverenciadas por sua importância a arte; e uma visita à casa de artistas como Rembrandt e Monet, nos quais o público poderá conhecer um pouco mais de como era o estilo de vida dos pintores.

“O projeto Museus Virtuais já mostrou a sua relevância em democratizar o acesso às artes e já impactou mais 12 mil pessoas em mais de 200 sessões abertas à comunidade, além das ações escolares. Estamos muito felizes em apresentar a 10ª temporada com tantas novidades tanto em conteúdo quanto em tecnologia”, destaca Paula Borges, presidente do Instituto Maratona Cultural.  As datas das sessões em 2023 ainda serão confirmadas e divulgadas em breve. 

O Projeto Museus Virtuais é uma realização do Instituto Maratona Cultural e  viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis, com apoio cultural do Corporate Park.

SERVIÇO

O quê: 10ª Temporada Projeto Museus Virtuais

Quando: 22/10; 05/11; 26/11 e e 10/12  às 15h; | 29/11 e 06/12, às 19h30

Local:Paradigma CineArte – SC-401, 8600 – bloco 8 sala 2 – Santo Antônio de Lisboa

Ingressos: gratuitos – respeitando a lotação do espaço.

Confira os sinopse de cada sessão (calendário 2022)

Sábado – 22/10/2022

Temática: Florença: Museu a céu aberto
Sinopse: Florença possui muitos museus, palácios, igrejas, praças e ruas plenas de obras de arte. Nesse tour iremos passear por locais históricos e adentrar à Catedral Santa Maria del Fiore e, do alto da cúpula, contemplar a cidade. Visitaremos o Museu dell’Opera del Duomo, o Batistério e o Campanário de Giotto, chegando ao berço da Renascença italiana.


NOVEMBRO

Sábado – 05/11/2022 

Temática: Galleria Borghese
Sinopse: A Galleria Borghese em Roma possui uma das mais impressionantes coleções de arte barroca da Europa. Em suas salas traz a suma arte de Gian Lorenzo Bernini, esculturas como “A Verdade Revelada”, “Apolo e Dafne” e “O Rapto de Perséfone”, por exemplo. Expõe pinturas de Caravaggio, além de obras renascentistas de Rafael, Ticiano, Lorenzo Lotto, Corregio e neoclássicas de Canova.

Sábado – 26/11/2022

Temática: A História Revelada
Sinopse: O Museu Nacional das Mulheres na Arte, em Washington, é o primeiro museu do mundo dedicado exclusivamente às artistas mulheres. Por suas galerias iremos conhecer a história de tantas artistas que foram pouco, ou nada, reconhecidas em sua época. Do renascimento ao século XX, veremos a beleza de suas artes, a riqueza técnica, os motivos de ocultação histórica, sistêmica e a representatividade que conquistaram.

Terça-feira 29/11/2022

Temática: Museus do Vaticano
Sinopse: No centro do catolicismo encontra-se uma das maiores referências da arte e cultura da humanidade: Os Museus do Vaticano. Dentre as diversas salas, galerias, capelas e igrejas, estão a Basílica de São Pedro, a Capela Sistina e as salas pintadas por Rafael. Nesse roteiro, visitaremos esses locais que abrigam a mais alta arte do Renascimento, criada pelos artistas seletos contratados por papas mecenas como Sisto IV e Júlio II.


DEZEMBRO

Terça-feira 06/12/2022

Temática: Um passeio em Viena – do Clássico à Secessão
Sinopse: Viena é uma das mais charmosas cidades europeias. Centro musical, com sua arquitetura clássica transpira arte. Esse roteiro propõe um passeio pela capital austríaca contemplando palácio, teatro e museus, nos quais poderemos conhecer sua cultura tradicional e a libertação ao moderno. Para isso iremos ao Burgtheater, ao Palácio da Secessão e aos museus Leopold e Albertina, onde veremos obras de reconhecidos artistas como Klimt, Egon Schiele e Oskar Kokoschka.

Sábado 10/12/2022

Temática: Mauritshuis

Sinopse: O Mauritshuis, em Haia, é o lar de uma das mais célebres coleções de arte da Idade de Ouro holandesa, o século XVII. Este pequeno palacete abriga, por exemplo, pinturas de Rembrandt como “A lição de anatomia do Dr. Tulp” e a famosa “Moça com brinco de pérola” de Johannes Vermeer, além de outras obras suas e de outros artistas como Jan Steen, Fabritius e Frans Hals.

Close