Publicado por 12:25 pm Negócios

Saiba como organizar as finanças e aproveitar o final de ano

A Cooperativa de Crédito Únilos dá dicas simples para você colocar em prática e passar por esse período de forma leve e bem aproveitada

O final do ano está se aproximando e com ele aparecem os gastos em comemorações, presentes de amigo oculto, Natal, férias e, portanto, é necessário ter um planejamento financeiro bem estruturado para conseguir aproveitar esse período da melhor forma e não se endividar. Afinal, ninguém quer começar o ano no vermelho, não é verdade?

Segundo especialistas, a melhor maneira de se preparar para os gastos do fim de ano é se planejar com antecedência, pesquisar preços e diferentes ofertas de um mesmo produto. Assim, você garante a compra, pagando muito menos.

Para te ajudar a programar as despesas do fim de ano, a Únilos, Cooperativa de Crédito da Grande Florianópolis, traz dicas supersimples para você colocar em prática e passar por esse período de forma leve e bem aproveitada.

Se livre das dívidas

Vamos começar o ano com o saldo verde? Para isso, é necessário organizar as contas pendentes e colocá-las em dia. Uma boa oportunidade é aproveitar o décimo terceiro – caso você tenha – para quitá-las. 

Lembre-se de ordenar tudo em uma planilha. Assim, você poderá visualizar os valores, prazos, juros e encargos, e tentar uma renegociação de forma positiva. 

Estipule um teto máximo de gastos

Se livrou das dívidas? As contas estão no verde? É hora de pensarmos no teto máximo que poderá gastar com as festividades de fim de ano. 

Organize as demandas por prioridades e estipule valores. Respeite o seu limite e não o extrapole. Afinal, além dos gastos com as comemorações, o primeiro mês do ano pode ser um tanto quanto “salgado” com o pagamento de IPTU, IPVA e, para os que têm filhos, matrícula, material escolar e uniformes.

Reorganize a viagem de férias

Viajar é muito bom! Mas, no período do final de ano pode ser até 5 vezes mais caro a estadia e demais gastos. 

Aos que puderem, deixe para viajar em março, depois da alta temporada. Os preços estarão bem mais acessíveis e você poderá aproveitar muito mais.

Reserva de emergência

Conseguiu quitar as dívidas e montou o planejamento de gastos do fim de ano? Está com a saúde financeira em dia? Chegou o momento de criar uma reserva de emergência. 

Com isso bem estruturado você terá tranquilidade inclusive nos momentos imprevistos, como aqueles que aparecem um gasto e você não sabe de onde tirar dinheiro. A conta é simples: calcule o seu custo de vida mensal e multiplique por seis. A sua reserva financeira deve corresponder a no mínimo seis meses dos seus gastos mensais.

Depois de descobrir o valor necessário, organize as contas e tenha em mente guardar uma determinada quantia todos os meses para criar essa reserva.

Educação financeira em dia

Estar com a vida financeira em dia é imprescindível para qualquer época do ano. Uma dica é aproveitar o período de férias para estudar e organizar as finanças.

Comprometidos com os valores e princípios do Cooperativismo, a Únilos, que integra o Sistema Ailos, oportuniza o desenvolvimento da vida pessoal e profissional e oferece um guia super acessível e gratuito para você organizar as finanças. Para baixá-lo acesse aqui

Sobre a Únilos

Com 25 anos de atuação, a Cooperativa de Crédito da Grande Florianópolis possui mais de R$200 milhões em ativos e oito unidades de atendimento, nas cidades de Florianópolis, São José e Palhoça. Além de soluções financeiras, a Únilos está ativa na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A Cooperativa faz parte do Sistema Ailos, com mais de 1,3 milhão de cooperados nos três estados do Sul do Brasil.

Crédito:; Divulgação.

Close