Publicado por 2:57 pm LifeStyle, Sabores

Como manter a alimentação saudável e ter energia para curtir a maratona de festas no carnaval

Especialista dá dicas simples para incorporar na rotina nos próximos dias 

De Norte a Sul do Brasil, fevereiro é sinônimo de folia e muita diversão. Seja uma semana ou quatro dias, é difícil quem não curta esse período de festas, bloquinhos e desfiles. Porém, para aguentar a programação intensa sem prejudicar a sua saúde, uma boa alimentação tem papel essencial na programação de carnaval. A nutricionista Jussiara Corsini, da Tasty Salad Shop, reuniu algumas dicas imperdíveis para ajudar nessa missão. 

Crédito: Divulgação.

Com a chegada do carnaval e da maratona de festas, é normal o aumento no consumo de bebidas alcóolicas e alimentos pouco nutritivos, geralmente aqueles de rápido preparo.  Neste ritmo, o corpo perde muita água, o que pode gerar desidratação e cansaço excessivo, ainda mais quando aliado ao calor, alimentação inadequada e pular refeições. “Devido a esse alto gasto energético, é importante manter uma alimentação  saudável, rica em carboidratos e proteínas, além de uma hidratação adequada”, destaca Jussiara.

Para garantir este equilíbrio entre uma festa e outra, confira  as dicas da nutricionista: 

  • Mantenha-se hidratado – 2 a 3 litros de líquidos por dia: água e sucos, que, além de repor a hidratação, também repõem alguns nutrientes e minerais e ajudam a dar energia.

Não sabe quais as melhores opções de suco? 

Melancia, gengibre e limão é uma combinação anti-inflamatória, que também ajuda na digestão e a absorver os nutrientes dos alimentos. O limão também possui vitamina C, que aumenta a imunidade.

O suco verde (couve, laranja e limão) para ajudar a recompor o corpo; e o chá mate com limão ajuda a dar aquela energia extra.

  • Faça no mínimo 4 refeições por dia, escolhendo pratos mais leves e de fácil digestão, como as saladas, que são ricas em fibras e nutrientes. A dica é preferir opções de proteínas mais leves, como o salmão e o frango, no preparo fresco ou grelhado. Para as maratonas em bloquinhos, uma barra de proteína pode ser uma boa pedida. 
  • Consuma também frutas e verduras para atingir sua necessidade de vitaminas e minerais. Uma dica é a combinação de iogurte com frutas, como banana, manga, morango e mel, que ajudam a repor os estoques de energia. Uma boa dica é sempre ter uma fruta no kit folião – maçã, pera, tâmara.
  • Outro cuidado importante é comer em lugares seguros, para evitar viroses e intoxicações. 

Sobre a Tasty Salad Shop

Fundada em 2014, em Curitiba, a Tasty Salad Shop tem o objetivo de descomplicar a alimentação saudável com um cardápio que promove o bem-estar com opções saborosas para os mais variados momentos do dia. Atualmente, a Tasty Salad Shop possui 09 lojas em Curitiba, uma em São Paulo e  acaba de inaugurar uma unidade em Florianópolis, no Villa Romana Shopping. Mais informações: www.tastysaladshop.com.br

Close