Publicado por 12:57 pm Agitos, Eventos, Moda

Moda sustentável: Florianópolis receberá evento mundial sobre o tema

ONU afirma que o setor é responsável por 10% das emissões globais de carbono e 20% da poluição de água doce no mundo.

No início da próxima semana, Florianópolis receberá um dos mais importantes eventos de moda sustentável do mundo, o Fashion Revolution. O encontro tem o objetivo de fazer com que a moda conserve e restaure o meio ambiente, valorizando as pessoas acima do crescimento e do lucro. Este ano, o professor da área de moda do Senac SC, mestre e doutorando em design, Thiago Varnier, foi escolhido pela organização do evento para ser o docente embaixador na capital catarinense.

O encontro, que será realizado na Faculdade Senac Florianópolis, nos dias 24 e 25 de abril é aberto ao público e contará com alunos dos cursos técnicos em Produção de Moda, Eventos e Marketing, além de palestrantes do segmento. De acordo com o professor Thiago, é importante que os estudantes participem deste tipo de evento para que possam colaborar, desde cedo, com a sustentabilidade no mercado da moda. “Além disso, favorece o networking desses alunos, aumentando o potencial de possíveis parceiros na vida profissional. O Fashion Revolution, em especial, permite uma experiência única, afinal, fica claro que fazer moda, vai muito além de informação estética e comercial, são fatores de construção social”.


Desperdício em números

De acordo com o Fashion Revolution, aproximadamente 92 milhões de toneladas métricas de resíduos têxteis são gerados anualmente, sendo que a maioria acaba em aterros sanitários. Além disso, cerca de 87% dos trabalhadores na indústria da moda ganham menos de um salário mínimo em seus países.

Já a Organização Mundial da Saúde afirma que, em 2019, a indústria da moda era responsável por 10% das emissões globais de carbono e 20% da poluição de água doce. Outro estudo, desta vez da Fundação Ellen MacArthur, apontou que em média apenas 1% das roupas são recicladas em novas vestimentas.

“Participar do Fashion Revolution é gratificante, pois amo a moda e não quero que nossas roupas explorem pessoas ou destruam o planeta. Dessa forma, é necessário compartilhar e repercutir as infinitas possibilidades de apresentar uma moda mais consciente, humanizada e solidária”, reflete o professor.

História do evento

O movimento foi criado após um conselho global de profissionais da moda se sensibilizar com o desabamento do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, que causou a morte de 1.134 trabalhadores da indústria de confecção e deixou mais de 2.500 feridosO dia 24 de abril ficou marcado como o Fashion Revolution Day, que ganhou força e se tornou a Semana Fashion Revolution, que conta com atividades promovidas pelos núcleos ao redor do mundo.


Programação


Data: 24 de abril

Evento: Enfodere-se: o poder de vestir-se de si 
Horário: 19h
Local: Faculdade Senac Florianópolis
Foco: neste dia serão apresentados quatro editoriais de moda inclusivos (Pessoas Idosas, Transexual, Quarenta Mais e Plus Size). A ideia é proporcionar uma reflexão sobre estilos, desejos de imagem e comunicação de moda, fazendo com que as pessoas percebam que não são só aquilo que veem no espelho e sim aquilo que sentem e fazem.

Dia: 25 de abril

Evento: Moda, Sustentabilidade e Inclusão: Um diálogo (Emer/Ur)GENTE 
Horário: 19h
Local: Faculdade Senac Florianópolis

Foco: o evento proporcionará um diálogo urgente e emergente, com quatro palestrantes e um mediador, que abordarão o novo contexto social em transição: moda, sustentabilidade e inclusão.

Palestrantes

Palestra Internacional com a professora mestra e doutoranda em turismo, Daniela Beatriz Barros Gonçalves De Meneses, de Portugal. Ela é bolsista na Fundação para a Ciência e Tecnologia e desenvolve estudo nas áreas do Planejamento e Desenvolvimento de Destinos Turísticos Sustentáveis.
Palestra: Sustentabilidade passo a passo.

Professora, mestra e doutoranda em design, Mara Rubia Theis é também pesquisadora nos temas de Design de Moda em áreas como: ergonomia; métodos de desenho de roupas e corpo humano, modelagem de roupas (bidimensional e tridimensional), sustentabilidade e processos criativos.
Palestra: Desenhar e modelar roupas em um contexto de transição social.

Carina Zagonel é gestora dos Armários Coletivos, criadora de soluções para o pós-consumo da moda, como o Armário Criativo.
Palestra: Novo cenário da moda: oportunidades do pós-consumo.

Professor, mestre e doutorando em antropologia, Lino Gabriel Nascimento dos Santos, é moda ativista, bacharel em moda, idealizador do REDeM e do AFRODITE (UFSC). 
Palestra: Moda, racismo, Diversidade: Novo olhar para a Inclusão.

Crédito foto capa: Divulgação.

Close