Todas as ações do Grupo são desenvolvidas aliando sustentabilidade, o cuidado com o hóspede e com o meio ambiente
O compromisso com a sustentabilidade é primordial para o Clara Resorts. A preservação da natureza, o fomento à economia local e as atividades em sinergia com o entorno são premissas praticadas diariamente nas unidades de Ibiúna e Dourado.
Com origem em uma fazenda no interior de São Paulo, em Dourado, o Grupo Clara investe em instalações e atividades que promovem o contato com o meio ambiente. A preservação da mata nativa está entre as prioridades. Em uma região conhecida pelo plantio de cana-de-açúcar, o Grupo plantou mais de 50 mil árvores seringueiras em um cinturão de proteção ambiental. Para incentivar a presença dos animais nativos, intercalou o plantio com árvores frutíferas. “Além da melhor adaptação ao clima e solo, optamos por aquelas que os animais gostam e os humanos não comem. O resultado foi fantástico. Após sete anos, é visível o aumento de macacos, tucanos e outros animais da região”, afirma Taiza Krueder, CEO do Clara Resorts.
A floresta plantada é sustentável e a expectativa é que a extração do látex seja possível a partir de 2024. “Ao trocarmos o plantio de cana por seringueiras mantivemos a área produtiva e contribuímos para o meio ambiente, melhorando o entorno, já que muitos animais estavam com dificuldade de encontrar comida, pois não consomem cana”, conta Taiza.
As iniciativas sustentáveis fazem parte no dia a dia dos resorts. As unidades utilizam energia 100% renovável, com aquecimento de água via placas solares, tanto para os apartamentos quanto nas piscinas dos resorts, além do tratamento 100% do esgoto e água em ETE’s (Sistema de Tratamento de Efluentes) e ETA’s (Estação de Tratamento de Água) próprias. A reutilização de água para irrigação, o plantio de hortas orgânicas e os filtros de água em todas as acomodações, evitando o descarte de 300 mil garrafas de plástico por ano, também fazem parte da rotina, assim como as práticas de reciclagem e separação do lixo.
As práticas sustentáveis do Grupo são reconhecidas nacionalmente: neste ano, o Clara Ibiúna Resort foi selecionado como Melhor Hotel com Projeto de Sustentabilidade pelo Hotéis de Luxo Brasil. O Grupo também é vencedor do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020 para Meios de Hospedagem com o Projeto Clara Verde, implantando diversas iniciativas que incentivam a sustentabilidade tanto da comunidade local quanto dos hóspedes e colaboradores, sendo um exemplo no país de uma hotelaria consciente e sustentável.
Sobre o Clara Resorts
O Clara Resorts é composto por duas unidades: o Santa Clara Eco Resorts, localizado em Dourado, presente na lista dos quatro melhores resorts do mundo para ir com a família pelo TripAdvisor; e o Clara Ibiúna Resort, que desde sua inauguração apresenta novidades constantes ao público.
Os resorts também oferecem atividades e passeios como trilhas, passeios de bike, de pôneis, cavalgadas adulto e infantil, arvorismo e arvorismo infantil, passeio de balão, pesca esportiva, entre outras opções para curtir com a família.
O cuidado que virou diferencial do Clara Resorts é com a alimentação. O serviço é pensão completa nas duas unidades do Clara, composta por café da manhã, almoço, café da tarde e jantar, com bebidas inclusas (menos alcoólicas), além das máquinas We Proudly Serve da Starbucks, durante todas as refeições. Para aqueles que possuem restrição alimentar, celíacos, vegetarianos ou veganos, os resorts contam com opções dispostas nos buffets. Incluindo também estações de saladas, legumes e temperos, todos orgânicos e usados na cozinha para a alimentação dos hóspedes.
A monitoria é outro grande destaque nos resorts, sendo formada por profissionais e estudantes na área de educação física ou turismo, todos devidamente treinados dentro de uma metodologia especial, que busca excelência e responsabilidade em quaisquer circunstâncias. São separadas por faixa etária, como Clubinho de 3 até 5 anos, Kids Club de 6 a 8 anos, Clube de 9 até 13 anos, Teens de 14 a 17 anos e os adultos.
Crédito foto: Divulgação.