Artistas interessados em participar da residência artística e incubadora de projetos podem se inscrever até 28 de setembro; confira a programação gratuita
Nesta edição, serão selecionados 10 artistas, sendo cinco da mesorregião da Grande Florianópolis e um de cada mesorregião de Santa Catarina, Oeste, Norte, Sul, Serra e Vale do Itajaí. Dúvidas sobre o edital devem ser enviadas para cialavaca@gmail.com com a informação “Dúvidas Convocatória” no título.
De acordo com Milena Moraes, atriz e produtora da Cia La Vaca, todos os selecionados vão receber auxílio financeiro para participar dos projetos que acontecem de 3 a 7 de outubro no Teatro Carmen Fossari, em Florianópolis. “Serão 40 horas de formação em cinco dias de imersão e muito trabalho. O resultado dos selecionados será divulgado nas redes sociais do @cenadoc e da @cialavaca até o dia o dia 30 de setembro de 2023”, destaca.
A residência artística será um espaço de desenvolvimento de propostas artísticas individuais com orientação do ator e diretor Renato Turnes. Que vai compartilhar sua experiência na investigação de dispositivos documentais, como procedimento de criação em diversos espetáculos, performances e filmes que realizou na última década.
Já a incubadora de projetos, que terá a orientação de Milena Moraes, busca mapear os caminhos para a viabilização econômica dessas criações de acordo com o contexto de cada artista. Também será trabalhada a elaboração de um projeto base que possa ser aplicado em diferentes convocatórias e editais.
O Cena_Doc Residência Artística e Incubadora de Projetos foi selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2021, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura, e tem apoio do Departamento Artístico Cultural da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/SECARTE/DAC).
Programação gratuita
Além dos projetos, estão programadas exibições online dos documentários O Amigo do Meu Tio e Homens Pink de 3 a 7 de outubro no canal do YouTube da Cia La Vaca. As duas produções contam com acessibilidades.
E no sábado, dia 7 de outubro, o ator Renato Turnes, apresenta às 20h, o espetáculo Homens Pink. Com classificação de 14 anos e acessível em Libras, a apresentação será no Teatro Carmen Fossari da UFSC, que fica na Rua Desembargador Vitor Lima, 117. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados uma hora antes. Haverá ponto para doação de ração para cachorros e gatos que serão entregues para o coletivo @protecaounidasj, que reúne 42 protetoras da causa animal e atende cerca de 600 animais resgatados.
A apresentação do espetáculo será no Teatro Carmen Fossari, que foi reinaugurado em 2022 em homenagem a atriz e diretora teatral que dedicou sua vida ao fazer teatral na UFSC. O espaço faz parte do complexo histórico da Coordenadoria do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), e abre suas portas para as produções teatrais de Florianópolis e de Santa Catarina, através do Projeto Em Cena Carmen Fossari.
Cia La Vaca
É uma companhia brasileira de teatro sediada em Florianópolis. Em 2008 iniciou sua trajetória estabelecendo parcerias com dramaturgos da nova cena latino-americana. Desenvolve projetos que incluem linguagens diversas, expandindo a experiência com o palco tradicional para o teatro contemporâneo, intervenções urbanas, performance e audiovisual, firmando relações criativas e profissionais com artistas de outros coletivos. Em 15 anos de atuação, segue investindo na produção de trabalhos politicamente comprometidos, que buscam o diálogo legítimo e honesto com o público.
Crédito foto: Renato Turnes.