Cooperativa Únilos traz dicas que ensinam princípios importantes de economia e responsabilidade financeira para crianças
Outubro é o mês das crianças, uma época especial para celebrar a infância e fortalecer os laços com os pequenos. Mas você já pensou em aproveitar essa data para dar um presente que vai além dos brinquedos? Que tal ensinar educação financeira às crianças e ajudá-las a alcançar um objetivo financeiro?
Ajudar uma criança a alcançar um objetivo financeiro é uma maneira incrível de ensinar e mostrar na prática como fazer uma gestão financeira desde cedo. Além disso, essa experiência proporciona à criança a oportunidade de aprender a conquistar algo que deseja muito, entendendo que, para comprar, é preciso um certo esforço e planejamento.
Para André Goulart, Coordenador de Comunicação, Marketing e Relacionamento com o Cooperado, testemunhar a importância de ensinar as crianças sobre finanças desde cedo é uma experiência que traz esperança e otimismo quanto ao futuro das próximas gerações. “Ao longo dos anos, tenho visto como as crianças são incrivelmente receptivas e capazes de absorver conceitos financeiros quando apresentados de maneira adequada. Na Únilos, acreditamos que a educação financeira começa em casa, e é por isso que encorajamos os pais e responsáveis a se envolverem ativamente no processo de aprendizado financeiro de seus filhos”, ressalta.
Aqui estão algumas dicas para ajudar a iniciar essa jornada com as crianças:
1. Muita conversa e educação financeira: comece conversando com as crianças sobre dinheiro de forma simples e compreensível para a idade delas. Explique a importância de economizar e como isso pode ajudá-las a realizar sonhos.
2. Defina objetivos claros: ajude a criança a escolher um objetivo financeiro, como comprar um brinquedo específico, economizar para uma viagem em família ou até mesmo guardar dinheiro para o futuro.
3. Crie um plano para alcançar o objetivo: junto com a criança, crie um plano realista para atingir o objetivo. Estabeleça metas de economia e prazos para acompanhamento. Uma simples planilha ou quadro pode ajudar.
4. Mostre exemplos práticos: use exemplos práticos para explicar conceitos financeiros, como a diferença entre gastar e economizar dinheiro. De maneira simples mostre à criança o que você costuma fazer mês a mês para alcançar um objetivo financeiro em específico.
5. Considere uma mesada: para crianças maiores, uma mesada pode ser uma ótima maneira de praticar o gerenciamento do dinheiro. Ajude a criança a dividir sua mesada em categorias, como economizar, gastar e doar.
6. Acompanhe a criança durante o processo de economia: pratiquem juntos o ato de economizar. Mostre a ela como acompanhar o progresso em direção ao objetivo e celebrar as economias feitas. É importante estabelecer prioridades.
7. Elogie e recompense o esforço: reforce o bom comportamento financeiro elogiando e recompensando o esforço da criança. Isso a motivará a continuar economizando e planejando.
8. Deixe que a criança aprenda com experiências: mesmo que a criança cometa erros financeiros leves, permita que ela aprenda com essas experiências. Lembre-se: erros são oportunidades de aprendizado.
9. Ensine a paciência: mostre à criança que alcançar objetivos financeiros requer paciência. Isso ajudará a desenvolver a habilidade de adiar a gratificação.
10. Acompanhamento e revisão: faça um acompanhamento regular dos planos financeiros com a criança. Isso permite que ela veja seu progresso e faça ajustes conforme necessário.
Se você está em busca de recursos adicionais para ensinar educação financeira às crianças, acesse o YouTube do Ailos que conta com mais de 15 mil inscritos. Lá, você encontrará uma variedade de conteúdo educativo sobre finanças pessoais, incluindo dicas específicas para crianças e jovens.
Neste mês das crianças, dê a elas o presente da educação financeira e prepare-as para um futuro financeiramente saudável e promissor. Afinal, investir em conhecimento financeiro desde cedo é um dos melhores presentes que você pode dar a alguém.
Crédito foto: Divulgação.