Aberto para visitação, o espaço recebe até 9 de janeiro a exposição “Água Mole, Pedra Dura”, de Camila Martins; além disso dois processos seletivos seguem abertos
A primeira roda de conversa de 2025 da Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis, será na noite da quinta-feira, dia 9 de janeiro, último dia de visitação da exposição “Água Mole, Pedra Dura”, da artista Camila Martins. A entrada é gratuita e o bate-papo começa a partir das 19h no Espaço Paulo Gaiad.
No encontro, a artista, que foi selecionada na Chamada Pública Paulo Gaiad em 2024, vai compartilhar sobre o processo de criação das obras em cerâmica e sobre as inspirações, como do ditado popular ‘água mole, pedra dura, tanto bate até que fura’, que originou o nome da mostra.
Com curadoria da própria artista, a mostra inédita apresenta esculturas em cerâmica produzidas por Camila nos últimos cinco anos. A Fundação Cultural BADESC fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis. A visitação no espaço pode ser realizada de segunda a sexta, das 13h às 19h.
“Essa será a nossa primeira atividade de 2025 e que integra uma programação extensa que vamos promover ao longo do ano. Teremos oficinas, rodas de conversa, mostra de cinema, apresentações musicais, aberturas de exposições e muito mais”, destaca Denilson Antônio, coordenador de artes da Fundação.
Na quinta-feira, dia 16 de janeiro, o artista Tauan Gon abre a exposição “Cruzos Opacos”, no Espaço Paulo Gaiad e ainda em janeiro será aberta uma nova exposição do artista Canabarro no Jardim do Casarão.
Processos seletivos abertos
Seguem abertas as inscrições gratuitas para o Edital 2025 e para a Chamada Pública – 1ª individual no Espaço Paulo Gaiad. Os selecionados vão participar do calendário expositivo de 2025.
Quatro projetos, nas mais diferentes linguagens visuais, incluindo pintura, gravura, desenho, escultura, fotografia, objeto, instalação, videoarte, arte digital, entre outras possibilidades, serão selecionados no Edital de Exposições 2025. As inscrições estão abertas até 2 de fevereiro de 2025 e cada selecionado vai receber, de acordo com os termos descritos no regulamento, a quantia de R$ 2.000,00.
Já para participar da Chamada Pública – 1ª individual no Espaço Paulo Gaiad, os artistas podem se inscrever até o dia 28 de fevereiro de 2025. Cada projeto selecionado para participar do calendário expositivo da Fundação vai receber uma ajuda de custo de R$ 700,00.
Os regulamentos e demais informações do Edital 2025, bem como da Chamada Pública – 1ª individual no Espaço Paulo Gaiad, estão disponíveis no site fundacaoculturalbadesc.com e no @fundacaobadesc.
Crédito foto: Caio Brum.