Publicado por 5:46 pm Agitos, Arte, Cultura

MASP inaugura novo prédio com entrada gratuita da B3

Parceria entre a bolsa de valores do Brasil e o museu tem potencial de proporcionar 80 mil visitar grátis em 2025

O MASP, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, inaugura o edifício Pietro Maria Bardi nesta sexta-feira (28) e contará com entradas gratuitas “Sextou no MASP B3”, das 18h às 20h30. Os ingressos estão disponíveis no site oficial do museu.
 

O projeto fortalece o compromisso da B3 como indutora do acesso à cultura no país. A bolsa de valores do Brasil apoia projetos culturais e contribuiu em 2024 para que mais de 169.187 mil pessoas acessassem os oito museus patrocinados. O aumento foi de 13% na comparação com 2023 e a expectativa é de crescimento de cerca de 20% neste ano. Apenas o projeto “Sextou no MASP B3” tem potencial de gerar 80 mil visitas gratuitas ao MASP.
 

“Assim como nossos negócios e operações no mercado financeiro, o acesso à cultura é para todos. Estar em espaços como o MASP é um forma de aproximar cada vez mais as pessoas da B3. Cultura é investimento. Priorizar esta agenda reforça que somos muito mais do que a bolsa do Brasil”, diz Bruna De Caro, superintendente de Marca e Marketing na B3.
 

A abertura do edifício Pietro Maria Bardi terá um conjunto de exposições que propõe novos olhares e diálogos sobre o acervo e a trajetória do museu. As novas mostras, somadas a outras iniciativas de impacto, como o início das atividades do MASP Escola em salas de aula próprias e a reabertura do vão livre com atividades e exposição, reforçam a expansão do MASP e seu novo momento.

CINCO ENSAIOS SOBRE O MASP

Isaac Julien: Lina Bo Bardi – um maravilhoso emaranhado

2º andar

Na videoinstalação sobre o legado da arquiteta modernista Lina Bo Bardi (1914–1992), que projetou o icônico edifício do MASP na Avenida Paulista, as atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro interpretam os escritos de Lina, dando voz às suas ideias sobre o potencial social e cultural da arte e da arquitetura, especialmente a partir de sua experiência com a cultura afro-brasileira na Bahia.

Artes da África

3º andar

Exibe mais de 40 obras do acervo do museu, principalmente do século 20, oriundas da África ocidental. O conjunto reúne estatuetas, objetos cotidianos, bonecas, tambores, mobiliário e máscaras usadas em festividades, rituais de iniciação, celebração ou funerais.

Geometrias

4º e 10º andar

A exposição apresenta mais de 50 obras do acervo MASP, incluindo cerca de 20 doações recentes. São trabalhos realizados por artistas que despontaram à época das vanguardas construtivas, em diálogo com trabalhos de artistas contemporâneos que empregam diferentes materialidades para criar composições geometrizadas.

Renoir

5º andar

Apresenta todas as obras do francês Pierre-Auguste Renoir (1841–1919) pertencentes ao acervo do MASP, sendo 12 pinturas e uma escultura. O conjunto abrange praticamente toda a carreira do artista e foi exposto pela última vez há 23 anos.

Histórias do MASP

6º andar

Revisita mais de sete décadas de trajetória da instituição, refletindo sobre a história do museu e sua importância para a constituição de um modelo de museu moderno.

VÃO LIVRE

Iván Argote: O Outro, Eu e os Outros

A partir de 10 de abril, será exposta no vão livre a instalação interativa O Outro, Eu e os Outros, do artista colombiano Iván Argote. A obra é composta por duas gangorras de grandes dimensões que se inclinam conforme o deslocamento dos visitantes, refletindo as dinâmicas de movimento e equilíbrio em coletivo.

Serviço

O quê: Inauguração do Edifício Pietro Maria Bardi

Quando: 28 de março, das 10h às 20h30

As entradas gratuitas do sextou B3 ocorre a partir das 18h

Local: Avenida Paulista, 1510 – Bela Vista – 01310-200 – São Paulo, SP

Agendamento on-line obrigatório pelo link masp.org.br/ingressos

Crédito foto: Leonardo Finotti.

Close