Instalação tem o objetivo de transmitir, como mensagem, o poder do design em transformar a relação das pessoas com seus espaços
Com obras que transitam entre o design e a arte, Jader Almeida participa da 21ª edição da SP-Arte 2025, que acontece de 2 a 6 de abril, no pavilhão da Bienal do Ibirapuera. Esta é a terceira participação do designer com a sua marca homônima no evento, consolidando sua presença como uma referência no segmento de design high-end.
Na edição de 2025, Jader projetou uma instalação que explora formas, materiais e conceitos de maneira inovadora. “Nossa participação na Sp-arte segue como um ponto de referência no sentido de explorar produtos, conceitos e provocar uma interação direta com o público. É uma oportunidade de tensionar forma, materiais e ideias sob diferentes pontos de vista e, assim, fomentar um diálogo entre observador e objeto”.
A instalação também brinca com o contraste entre a base branca e os produtos dispostos em tonalidades de preto, criando uma composição visual marcante, quase como uma leitura gráfica de luz e sombra. Essa ausência de cor direciona o foco para a forma, a materialidade e os detalhes das peças, gerando uma experiência contemplativa para os visitantes.
“Essa instalação não tem uma ordem lógica, nem separa os produtos por tipo ou função. Eles estão aqui como estariam em uma casa real: convivendo de forma orgânica, quase casual. Isso convida cada visitante a imaginar o seu próprio contexto. A projetar esses objetos em sua vida”, explica Jader Almeida.
Mesmo sem interação física direta, a presença humana é sugerida em cada detalhe do espaço. A escala, a ergonomia e as intencionalidades das curvas transmitem a sensação de que os objetos aguardam seu uso, estabelecendo uma conexão emocional com o observador.
Expressão da marca
Diferente de um espaço expositivo tradicional, o stand de Jader Almeida na SP-Arte 2025 é a própria essência da marca materializada. “Esse espaço não foi pensado para mostrar a marca, mas para ser a marca”, afirma o designer. A arquitetura do stand, o uso do preto absoluto e o ritmo das peças criam um ambiente onde o design se destaca por si só, sem a necessidade de elementos promocionais evidentes.
Para os que já conhecem a marca, cada detalhe do stand reforça o DNA JADERALMEIDA. Para os novos espectadores, a instalação sugere um pensamento claro, silencioso e consistente por trás de cada escolha estética e conceitual.
Ao longo das edições anteriores da SP-Arte, Jader Almeida explorou diferentes abordagens conceituais para provocar sensações e interações inusitadas. Em 2019, um grande painel de luz criava uma atmosfera instigante, destacando as silhuetas dos produtos. Em 2024, uma instalação envolvente em forma de caixa utilizava espelhos e jogos de luz para gerar perspectivas dinâmicas e reflexões visuais.
Neste ano, a ideia de ascensão permeia a experiência, desde o escalonamento da base até a impressão de elevação que a instalação sugere. Os degraus criam uma narrativa visual de movimento e crescimento, reforçando o conceito de que design e experiência estão intrinsecamente conectados.
A participação de Jader Almeida na SP-Arte 2025 reafirma sua capacidade de transformar design em experiência, propondo uma instalação que vai além da exposição de objetos e se torna um manifesto visual sobre a relação entre o ser humano e o espaço ao seu redor.
SOBRE JADER ALMEIDA:
Jader Almeida é um dos mais importantes nomes do design internacional. Nascido em 1981 em Santa Catarina, aos 16 anos teve o primeiro contato com a indústria de mobiliário, iniciando seu envolvimento em todo o processo produtivo. Desde 2004 desenvolve produtos exclusivos para indústrias, tendo como principal parceira a marca SOLLOS., de Santa Catarina – onde também é diretor criativo, e colaborando com renomadas marcas do mercado de construção civil, como Deca e Portobello.
Formado em arquitetura, com mais de 128 reconhecimentos em prêmios nacionais e internacionais – sendo o maior vencedor brasileiro de iF Award em sua categoria -, Jader Almeida tem mais de 1200 produtos lançados ao longo de sua trajetória, conhecidos pela estética elegante, atemporal e original.
Com uma abordagem humanística ao design, Jader Almeida se inspira no legado do modernismo brasileiro para criar objetos que capturam uma combinação dinâmica de leveza e robustez em suas formas. Suas explorações de formas e sensibilidade aos materiais e proporções resultam em produtos marcantes que transcendem as fronteiras entre estilos internacionais, resultando em uma visão de design distintamente sua.
SOBRE A MARCA JADERALMEIDA
A marca JADERALMEIDA é pioneira e líder no segmento que atua. Todos os anos lança produtos inovadores que se consagram por sua excelência em qualidade e originalidade, com a atemporalidade como principal diretriz, sendo avessa aos modismos efêmeros, rupturas ou frivolidades estéticas. O design dos produtos é reconhecido por público e crítica internacional, contando com mais de 128 condecorações em produtos que prezam pela elegância, por valorizar os detalhes e as virtudes do feito à mão.
Serviço:
Endereço: Pavilhão da Bienal, Parque Ibirapuera – São Paulo
Data: 2 a 6 de abril de 2025
Horário: Das 10h às 21h
Ingresso: R$ 100 inteira e R$ 50 meia-entrada.
Crédito foto: Divulgação.