Pelo sétimo ano consecutivo, a Philip Morris Brasil (PMB) vai apoiar a realização da Parada do Orgulho LGBT+, que acontece em São Paulo, no dia 2 de junho. Neste ano, a companhia também estará presente na Feira da Diversidade, evento oficial que antecede a parada, que será realizada em 30 de maio no Memorial da América Latina. Serão três painéis com patrocínio institucional da Philip Morris Brasil, sobre políticas públicas, empregabilidade e racismo estrutural. A 28.ª edição da Parada LGBT+, considerada a maior do mundo, terá o tema “Basta de negligência e Retrocesso no Legislativo! Vote consciente pelos direitos da população LGBT+”, para pedir avanço em relação aos direitos da comunidade LGBT+ no Brasil.
A primeira roda de conversa será sobre programas de empregabilidade, com o tema “Da pista para o FGTS”. Com moderação de Reinaldo Bulgarelli, secretário do Fórum de Empresas LGBTI, vai contar com a participação de Verena Belvedere, Integrated Talent Manager da PMB.
O segundo painel terá o tema “Nada sobre Nós, Sem Nós”, sobre a importância da representatividade LGBT+ nos cargos eletivos. A moderação será de Nelson Mathias Pereira, presidente da ONG Parada SP, organizadora do evento. O workshop vai contar com a vereadora de Araraquara (SP) Filipa Brunelli e a deputada estadual de SP, Thainara Faria.
A terceira roda de conversa será “Como o Racismo Estrutural afeta pessoas LGBT+”, com moderação Thiago Amparo, professor de direito internacional e direitos humanos da FGV, e vai reunir Organzza, drag queen vencedora do Drag Race Brasil, e Vitor Martins, palestrante e executiva. A Feira da Diversidade é aberta ao público e as apresentações serão transmitidas ao vivo pelo YouTube.
Políticas internas
A PMB criou o grupo de diversidade LGBTI+ em 2017, uma iniciativa conduzida por colaboradores com apoio da alta liderança, que trabalha na construção de um ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo e diverso. Entre as iniciativas do grupo está a formalização da política global para Pessoas Transgêneras e em Transição de Gênero.
Na PMB, as uniões homoafetivas são consideradas nas políticas de benefícios da empresa para todos os fins, garantindo aos colaboradores LGBTI+ direitos como o auxílio-creche, licença casamento e licença parental.
Em 2022, a empresa foi nomeada pela Human Rights Campaign como um dos melhores lugares do Brasil para pessoas LGBTI+ trabalharem. Desde 2018, a companhia integra o Fórum de Empresas e Direitos LGBT+ e foi reconhecida com o Selo Municipal de Cidadania e Diversidade da Prefeitura de São Paulo por duas vezes.
A área interna de Compliance da empresa também conta com uma linha externa 0800, disponível 24 horas por dia, para denúncias e investigação de todas as condutas consideradas impróprias.
Crédito foto: Divulgação.