Numa tarde é possível fazer um tour e conhecer trabalhos de artistas que estão movimentando a cena da arte contemporânea em Santa Catarina
Florianópolis, a Capital de Santa Catarina, está recebendo quatro exposições de arte contemporânea, todas com entrada gratuita, na região central da cidade. Numa tarde é possível ver de perto trabalhos de artistas que movimentam o cenário cultural, em quatro espaços que preservam e valorizam a cultura.
Na Galeria Mínima, que fica junto ao Ponto Bar & Piadina, a artista Diana Chiodelli, que mora em Chapecó, apresenta a instalação “Casa-gente”. A instalação com ripas construídas a partir da forma triangular é unida a desenhos de nanquim e grafite por fios e pequenas bolsas de estopa preenchidas com terra. A visitação pode ser feita até 28 de agosto de 2024, de terça a sábado, das 18h às 00h, no espaço que fica na Rua Victor Meirelles, 138, no Centro.
Com curadoria de Bruna Granucci e Fran Favero, o espaço tem por premissa propor ao artista a ocupação do espaço com apenas um trabalho, trata-se de uma exposição individual de uma única obra. Esse projeto foi contemplado no Edital Lei Paulo Gustavo SC D + da Fundação Catarinense de Cultura em 2023.
Já na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, que está localizada na Praça XV de Novembro, 180, no Centro, é possível ver de perto pinturas a óleo sobre tela e aquarela, desenhos, escultura e instalação que integram a exposição “Transmutação” da artista Larissa Arpana. Com curadoria de Meg Tomio Roussenq, a mostra individual é inédita e pode ser visitada até 20 de setembro de 2024, de segunda a sexta, das 12h às 18h.
Na exposição “Feira Arte Foto”, em cartaz na Helena Fretta Galeria de Arte, é possível ver de perto trabalhos de fotógrafos amadores e profissionais. Com curadoria de Lucila Horn, a 9ª edição do projeto promovido pelo Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – NEFA, apresenta trabalhos como objetos, foto colagens, fotografias em interface com a pintura, propostas engajadas social e politicamente, fotografia documental e imagens contemplativas e/ou reflexivas.
Participam da mostra coletiva os artistas: Adriana Füchter, Amanda Loch, Annete Owatari, Beatriz Harger, Betinha Trevisan, Catarina Rüdiger, Beto Castro, Boris Kossoy, Daniel Machado, Diorgenes Pandini, Dirce Korbes, Eduardo Beltrame, Glauria Penalber, Guilherme Pedroso, Heloisa Oliveira, Joel Pacheco, Joyce Mussi, Julia Perosa, Klaus Schlickmann, Lais Mazzucco, Laura Biasi, Lucas Flygare, Lucila Horn, Lui le Blanc, Luis Paganelli, Marau, Maria Luisa Coura , Maria Luiza Amorim, Paloma Gomide, Ricardo Faion, Sergio Manara, Sidney Kair, Vania Oliveira e Zeila Sardá.
A exposição pode ser visitada até 6 de setembro de 2024 – de segunda a sexta, das 10h às 18h e aos sábados, das 10h às 13h, na Rua Presidente Coutinho, 532, no Centro.
E na Fundação Cultural BADESC, que fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro, a artista gaúcha Adriane Hernandez, que foi selecionada no Edital 2023, apresenta a exposição “Domesticar”. Inédita, a mostra apresenta 10 pinturas sobre telas e papéis e objetos onde a padronagem de uma toalha xadrez azul e branca é usada sistematicamente em todas as obras.
Segundo a artista, esse elemento sugere um jogo poético que faz alusão ao cotidiano doméstico familiar, no qual, segundo Adriane, a responsabilidade continua a ser majoritariamente de mulheres. A visitação da exposição, que ocupa o Espaço Fernando Beck, pode ser feita até 10 de outubro de 2024, de segunda a sexta, das 13h às 19h.
E vem aí
A partir de quinta, dia 29 de agosto, a Fundação Cultural BADESC recebe uma nova exposição no Espaço Paulo Gaiad. Resultado da primeira residência artística realizada no acervo do artista Paulo Gaiad, a exposição “Gestos e Horizontes” – Residência Artística e de Pesquisa Paulo Gaiad vai apresentar trabalhos inéditos dos artistas Bruna Granucci, Lucas Speranza, Marta Facco, Tauan Gon, William da Silva. A curadoria da mostra é de Karine Abbati, Nathalia Dov, Thays Tonin e Victoria Beatriz. A abertura será a partir das 19h.
Crédito foto: Carlos Pontalti.