Publicado por 12:36 pm Agitos

Boogie Week homenageia Leci Brandão e Nelson Triunfo no Prêmio Griô, em cerimônia que antecede show dos Racionais MC’s

A cada edição, evento celebra nomes que contribuem para honrar a cultura preta; este ano, acontece nesta sexta-feira (22), no Espaço Unimed

O Prêmio Griô, honraria de destaque realizada dentro da Boogie Week, homenageia nesta edição a cantora Leci Brandão e o dancer Nelson Triunfo. O evento é especialmente dedicado à celebração da excelência negra em suas múltiplas expressões artísticas e vivências. Inspirado nos tradicionais griots da África Ocidental, o prêmio reconhece personalidades negras que atuam como guardiões e disseminadores da cultura, história e saberes ancestrais.

A cerimônia de premiação acontece nesta sexta-feira (22), no Espaço Unimed, antes do show do grupo Racionais MCs. Os ingressos já estão esgotados. 

O Prêmio Griô celebra indivíduos que, através da arte, música, literatura, dança e ativismo, mantêm viva a herança afro-brasileira e fortalecem a identidade e orgulho negro. Em 2023, foram homenageados Beth Beli, Co-fundadora do bloco Ilú Obá De Min, e Emanoel Araújo (homenagem póstuma), criador do Museu Afro Brasil. Em 2022, os cantores Lady Zu e Carlos Dafé e em 2021 o ator Antônio Pitanga e a intelectual Conceição Evaristo. 

Mais sobre os homenageados de 2024

Leci Brandão

Primeira mulher a integrar a ala de compositores da Mangueira, Leci fez nos palcos trincheiras, cantando e lutando por igualdade racial, direitos das mulheres, juventude negra e LGBTQIA+, além de valorizar as raízes das tradições afro-brasileiras. Hoje, com quase 80 anos de vida e mais de 40 de carreira, é deputada estadual, cantora e compositora.  

Nelson Triunfo

O pernambucano Nelson Triunfo nunca imaginaria que sairia de uma cidade como Triunfo, no Sertão de Pernambuco, para ficar conhecido no

Brasil como o precursor dos ideais da Cultura Hip Hop, tornando-se uma das maiores referências da cultura da Dança de Rua. Alto, magro e sempre usando uma touca com as cores da Jamaica, ele cresceu cercado por danças como maracatu e frevo. Mais tarde ganharia o País com um jeito diferente de dançar. Em São Paulo conheceu o soulfunk e ajudou a erguer os pilares da cultura hip hop na década de 80. 

A programação da Boogie Week teve início no último dia 20, no Tendal da Lapa, por onde passaram o grupo Pagode da 27, o duo Deekapz e a cantora Mannda Lym, além de DJs, bate-papos e uma feira cultural, com empreendedores periféricos selecionados especialmente para a Boogie Week. Nesta sexta-feira (22), o evento segue com o Prêmio Griô e o show dos Racionais MC’s no Espaço Unimed. 

Neste sábado (23), acontece o Summit “Caminhos Possíveis”, voltado especialmente a jovens estudantes em fase de construção de carreira. O evento contará com as participações de Rhudson Victor, comediante, Bárbara Karine, escritora, palestrante e professora, e Samuel Gomes, escritor, ativista, palestrante e designer. O summit é gratuito, com direito a certificado de participação. As inscrições já foram encerradas, mas será possível assistir à transmissão pelo canal da Boogie Naipe no YouTube.

A programação da Boogie Week se encerra no dia 29, com um show extra dos Racionais MC’s  no Espaço Unimed. Os ingressos já estão esgotados. 

MAIS SOBRE A BOOGIE WEEK 

A Boogie Week é uma semana especial em que a cultura negra, a música, a dança e a diversidade se fundem em experiências únicas. Além de oferecer uma celebração da riqueza da herança afro-brasileira, a Boogie Week também é um espaço que valoriza a conexão e a construção de redes. O principal propósito do festival multidisciplinar é gerar alegria, identificação, entretenimento e cultura. Por meio de música, bate-papos e atividades infantis, a programação reúne potências negras com o intuito de compartilhar saberes que rompem barreiras, inaugurando um espaço para a produção cultural, artística e intelectual desenvolvidas por e para pessoas negras. Em 2024, o evento chega à sua 4ª edição. No ano passado, passaram pelo palco do  evento nomes como o grupo Pixote, Linn da Quebrada e a atração internacional October London. Entre os participantes dos painéis estiveram Maxwell Alexandre, Nelson Triunfo e Cris SNJ. O prêmio Griô fez homenagens a Emanuel Araújo (póstuma), criador do Museu Afro Brasil, e Beth Beli, co-fundadora do bloco Ilú Obá De Min.

A Boogie Week é idealizada por Eliane Dias, co-fundadora da Boogie Naipe, produtora que representa o Racionais MC’s. A direção executiva é de Kaire Jorge, fundador da Labbel Records, selo de trap da Boogie Naipe.

“Este ano a gente vem com um trabalho maior e para um número bem maior de pessoas. Então a nossa expectativa é fazer para as pessoas uma entrega de excelência, mostrando a cultura preta, que é ampla, acolhedora, linda. Que elas tenham tranquilidade nesses momentos que passarem com a gente, queremos ver um sorriso bonito no rosto de todo mundo”, comenta Eliane. 

A idealização e a realização do evento são da Boogie Naipe e a produção da Boogie Week 2024 é da InHaus. 

Crédito foto: Divulgação.

Close