Publicado por 2:21 am Agitos, Cultura

MASP e SPCINE apresentam na Virada Cultural sessão em homenagem a Cacá Diegues

Museu também oferece entrada gratuita em 12 exposições, com horário estendido no sábado até meia-noite

Em ocasião da Virada Cultural, no sábado, 24 de maio, o MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e a Spcine realizam uma sessão especial de cinema em homenagem ao diretor Cacá Diegues, falecido em fevereiro deste ano.

O filme que abre a Sessão especial Cacá Diegues é “Cinco vezes favela”, de 1962, considerado uma das obras fundamentais do Cinema Novo no Brasil. O filme apresenta cinco histórias, dirigidas por diferentes diretores. A história de Cacá se chama “Escola de samba, alegria de viver” e trata de um jovem sambista que assume a direção de uma escola de samba poucos meses antes do Carnaval, enfrentando uma série de desafios. Destaque para a participação de Abdias Nascimento. Na dobradinha da primeira sessão temos “Deus é Brasileiro”, onde Deus se vê cansado de tantos erros cometidos pela humanidade e resolve tirar férias. Destaque para o ator Antônio Fagundes.
 

O terceiro filme é “Dias melhores virão”, de 1989, que conta a história de uma dubladora que sonha em se tornar estrela de Hollywood. Entre as confusões que vive, ela mistura fantasia e realidade e conversa com a atriz da comédia norte-americana que dubla e com o fantasma de um namorado que morreu ainda jovem. Destaque para a participação de Rita Lee.

O último filme da Sessão especial Cacá Diegues será o clássico “Bye bye Brasil”, de 1979, considerado um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema. No filme, Salomé, Lorde Cigano e Andorinha são três artistas de teatro mambembe que cruzam o país com a Caravana Rolidei, fazendo espetáculos em pequenas localidades, onde a população ainda não tinha acesso à televisão.

EXPOSIÇÕES

Durante os dois dias de Virada Cultural, o público também poderá visitar 12 exposições no MASP. No sábado, 24 de maio, o horário para visitação será estendido: das 10h à meia-noite, com entrada gratuita, sendo a última entrada até as 23h; e, no domingo, o horário será o tradicional: das 10h às 18h, entrada até às 17h.

No Edifício Lina Bo Bardi, estarão em cartaz A Ecologia de Monet; Frans Krajcberg: reencontrar a árvore; Hulda Guzmán: frutas milagrosas; Mulheres Atingidas por Barragens: bordando direitos; Sala de Vídeo: Inuk Silis Høegh; e Acervo em Transformação– mostra de longa duração que reúne obras do acervo do museu. No Vão Livre, o público encontrará a instalação interativa O Outro, eu e os outros, do artista colombiano Iván Argote. No Edifício Pietro Maria Bardi, será possível conferir: Isaac Julien: Lina Bo Bardi — Um maravilhoso emaranhado; Artes da África; Geometrias; Renoir e Histórias do MASP. A entrada é gratuita no sábado das 10h à meia-noite, mediante reserva antecipada de ingresso no site do MASP. Um único ingresso dá acesso a todas as exposições.

SERVIÇO

Virada Cultural 2025

Sábado, 24 de maio de 2025

MASP — Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo, SP 01310-200

Telefone: (11) 3149-5959
Horários especiais:

Sábado, 24 de maio, das 10h à meia-noite (entrada até as 23h), com entrada gratuita

Domingo, 25 de maio, das 10h às 18h (entrada até as 17h). Ingressos: R$ 75 (entrada); R$ 37 (meia-entrada)

Agendamento on-line obrigatório pelo link masp.org.br/ingressos

Sessão especial Cacá Diegues

Vão livre

Sessões gratuitas. Sujeito a limitação do espaço (200 lugares)

Distribuição de ingressos uma hora antes da sessão

Sessão 1

18h às 20h10

Cinco Vezes Favela – episódio: Escola de Samba Alegria de viver (1962)

Deus é brasileiro (2003)

Classificação 14 anos

Sessão 2

20h40 – 22h10

Dias melhores virão (1989)

Classificação 14 anos

Sessão 3

22h40 – 00h20

Bye bye Brasil (1979)

Classificação 18 anos
 

SINOPSES

Deus é brasileiro

Formato: Arquivo digital

Sinopse: Cansado de tantos erros cometidos pela humanidade, Deus (Antônio Fagundes) resolve tirar umas férias dela, decidindo ir descansar em alguma estrela distante. Para tanto, precisa encontrar um substituto para ficar em seu lugar enquanto estiver fora. Deus resolve então procurá-lo no Brasil, país tão religioso que ainda não tem um santo seu reconhecido oficialmente. Seu guia em sua busca é Taoca (Wagner Moura), um esperto pescador que vê em seu encontro com Deus sua grande chance de se livrar dos problemas pessoais. Juntos eles rodarão o Brasil em busca do substituto ideal.

Ficha técnica:

Direção: Cacá Diegues

Direção de Fotografia: Affonso Beato

Roteiro: Cacá Diegues, João Emanuel Carneiro, Carlos Diegues, Renata Almeida Magalhães, João Ubaldo Ribeiro

Elenco: Antônio Fagundes, Hugo Carvana, Wagner Moura, Paloma Duarte, Bruce Gomlevsky, Castrinho, Thiago Farias, Susana Werner, Toni Garrido, Sandro Guerra, Chico de Assis Carvalho

Direitos de exibições concedidos: Rio Vermelho Filmes

Classificação Indicativa: 12

Minutagem: 1h50

Dias Melhores Virão

Formato: Arquivo digital

Sinopse: Maryalva (Marília Pêra) é uma dubladora que sonha em se tornar uma estrela de Hollywood. Em seus devaneios, realidade e fantasia se misturam e ela conversa com, entre outros, o fantasma de um namorado morto, ainda jovem, num acidente de moto e a estrela da comédia americana a qual ela dubla.

Ficha técnica:

Direção: Cacá Diegues

Direção de Fotografia: Lauro Escorel

Roteiro: Cacá Diegues, Vinícius Vianna e Antonio Calmon

Elenco: Marília Pêra, José Wilker, Paulo José, Paulo Cesar Pereio, Lília Cabral, Sandra Pêra, Zezé Motta, Rita Lee, Marilu Bueno, Antonio Pedro, Betina Viany, Aurora Miranda.

Direitos de exibições concedidos: RPC Empreendimentos

Classificação Indicativa: 14

Minutagem: 1h32

Bye Bye Brasil

Formato: Arquivo digital

Sinopse: Salomé (Betty Faria), Lorde Cigano (José Wilker) e Andorinha são três artistas ambulantes que cruzam o país juntamente com a Caravana Rolidei, fazendo espetáculos para o setor mais humilde da população brasileira e que ainda não tem acesso à televisão. A eles se juntam o sanfoneiro Ciço (Fábio Jr.) e sua esposa, Dasdô (Zaira Zambelli), e a Caravana cruza a Amazônia até chegar a Brasília.

Ficha técnica:

Direção: Cacá Diegues

Direção de Fotografia: Lauro Escorel

Roteiro: Cacá Diegues, Leopoldo Serran

Elenco: Betty Faria, José Wilker, Fábio Jr., Zaira Zambelli, Jofre Soares, Marcus Vinicius, Emmanuel Cavalcanti, Rodolfo Arena, Marieta Severo.

Direitos de exibição concedidos: Filmes do Equador

Classificação Indicativa: 18 anos

Minutagem: 1h40
 

Site oficial
Facebook
X (ex-Twitter)
Instagram

Crédito foto: Leonardo Finotti.

Close