Painel em parceria com a Play9 reúne vozes de destaque para discutir como as leituras coletivas criam comunidades engajadas
Na edição mais importante de sua história, a Bienal do Livro Rio aposta em encontros que unem personalidades de diferentes áreas em torno de um objetivo comum: celebrar o livro e seu poder de transformação. Um dos destaques da programação do Palco Apoteose Shell – ponto de grandes encontros e experiências – será o painel “O poder dos clubes do livro”. Mediado por Fátima Bernardes, o bate-papo reunirá três autores de grande projeção nacional: a advogada, professora universitária e comentarista Gabriela Prioli; o historiador, professor e escritor Leandro Karnal – considerado um dos principais pensadores contemporâneos do Brasil; e o escritor, dramaturgo e diretor de Cinema e Teatro Rodrigo França. O encontro ocorre no dia 20 de junho, às 13h.
Em um momento em que os clubes de livros se multiplicam, ganhando popularidade pela variedade de formatos e públicos-alvo, este será um dos encontros mais potentes durante o festival, que acontece entre os dias 13 e 22 de junho, no Riocentro, na Barra Olímpica, Zona Oeste do Rio. O trio, que mobiliza legiões de leitores e seguidores nas redes sociais, vai refletir sobre como os clubes do livro – presenciais ou online – vêm incentivando o hábito da leitura, criando vínculos, estimulando discussões e ampliando a experiência literária.
“A Bienal do Livro Rio é um espaço onde diferentes vozes se encontram para discutir ideias, celebrar histórias e transformar a experiência leitora. Este painel traduz perfeitamente o espírito do nosso evento: inspirar hábitos, formar novos leitores e reforçar o papel dos livros como instrumentos de conexão. A ideia aqui é absolutamente celebrar essas comunidades e tribos literárias e as resenhas de booktokers e booktubers, que tanto têm impactado as gerações atuais e o mercado editorial”, destaca Tatiana Zaccaro, diretora da GL events Exhibitions, organizadora da Bienal do Livro Rio em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).
O painel, desenvolvido em parceria com a Play9, mediatech parceira de conteúdo da Bienal, também terá sessão de autógrafos ao fim da programação com os autores presentes, promovendo ainda mais proximidade entre público e convidados.
“Que honra mediar essa mesa com Gabriela Prioli, Leandro Karnal e Rodrigo França! São três nomes que admiro muito por suas trajetórias e pela relação com a leitura. Esse tema dos clubes de livros me interessa muito e estou super ansiosa por essa troca com os convidados”, afirma Fátima Bernardes.
Em 2025, a Bienal apresenta o conceito inovador de Book Park – um verdadeiro parque literário onde narrativas ganham vida em experiências imersivas, mas o livro segue como o grande protagonista. A expectativa é de que mais de 600 mil pessoas passem pelo Riocentro durante os dez dias de festival. O evento tem patrocínio da Shell na cota Apresenta e acontece no mesmo ano em que o Rio de Janeiro foi nomeado pela UNESCO como Capital Mundial do Livro, reforçando a potência cultural da cidade. Os ingressos já estão à venda.
Crédito foto: Divulgação/Play9.