Projeto de Allen Rosa faz retorno às origens em nova fase. Primeira edição será no Largo da Alfândega, no dia 10 de agosto
Conectar as pessoas através da música, em um ambiente de liberdade, respeito e pertencimento é a essência do Sounds in da City desde o início do projeto, que há 15 anos ocupa as ruas de Florianópolis com eventos musicais democráticos e gratuitos. Idealizado por Allen Rosa, o projeto celebra aniversário em 2025 e, nessa nova fase, estão previstas oito edições em lugares icônicos da Capital, além de um festival. A primeira será no dia 10 de agosto, das 14h às 21h, no Largo da Alfândega – não por acaso, um dos locais que receberam edições célebres do Sounds in da City no passado.
“O Largo da Alfândega foi um dos mais marcantes na nossa trajetória. Já passamos por locais como Passarela do Samba, Parque da Luz, Palácio Cruz e Sousa, entre outros, mas o mais inusitado e especial foi estacionar a Kombi embaixo da centenária figueira da Praça XV e poder compartilhar música num lugar tão simbólico da cidade”, comenta o idealizador Allen Rosa.
Agora com patrocínio da Corona, o Sounds in da City entra numa nova fase. A aprovação no Programa de Incentivo à Cultura de SC foi fundamental para garantir a continuidade e a existência do projeto, que até então era realizado de forma independente.
“Como idealizador e responsável, cheguei num ponto em que ou conseguia algum tipo de suporte para viabilizar os eventos, ou teria que desistir de vez. Resistir com essa ideia durante 15 anos foi quase uma missão impossível”, relembra Allen.
O projeto agora vai se dedicar inteiramente aos eventos em espaços públicos, gratuitos e com acesso livre, alinhados com a parte principal da essência do Sounds – que, nos últimos anos, diminuiu a frequência dos eventos na rua, não por falta de vontade, e sim por falta de possibilidades e oportunidades.
“Ainda assim, mantivemos vivo o compromisso com a música que o projeto representa, assim como a ideia do Sounds enquanto movimento. Tudo isso foi essencial para chegarmos até aqui, num momento em que finalmente conseguiremos realizar os eventos no formato que sempre imaginamos como o ideal”, comemora o idealizador.
Confira a programação
Serão oito edições até maio de 2026. Além disso, haverá um festival, em novembro. A primeira será no dia 10 de agosto, no Largo da Alfândega, das 14h às 21h, com os DJs Bela, Tahira, Felipe Martins, Kika Deeke e Allen Rosa. O público pode esperar gêneros que fazem parte da identidade do Sounds, como brasilidades, Grooves, Disco e House.
Outros eventos da produtora, como a Buena Onda, agora ficarão incubados – mas não esquecidos. “Ao longo desses 15 anos, tivemos vários subprodutos do Sounds enquanto produtora, que nos ajudaram a sobreviver e manter o projeto ativo. Além disso, cada um desses eventos serviu como plataforma para aprofundar a pesquisa musical dentro de cada segmento que compõe a identidade do projeto. Mas, agora, estaremos de volta às ruas com toda a força”, finaliza Allen. O idealizador agora assina a direção geral e artística do projeto, que tem produção executiva do Studio de Ideias.
O projeto Sounds In Da City é um projeto viabilizado pelo PIC (Programa de Incentivo à Cultura) do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), e conta com incentivo da Corona.
Crédito foto: Masiero Santos.