Da vida simples ao topo, trajetória de Elias Torres inspira o mercado com um ecossistema inovador que une educação, impacto social e excelência em serviços
Elias Torres começou a cortar cabelo aos 13 anos. Com 26, fundou a primeira unidade da barbearia Seu Elias, com 30 mil reais do limite do cheque especial e sem nenhum investidor por trás, apenas coragem, visão e determinação. Dois anos depois, devia 600 mil reais, mas do caos financeiro nasceu um império. Em 2024, o grupo Seu Elias faturou mais de 24 milhões de reais e prevê alcançar 65 milhões até 2028. Mais que um negócio de beleza masculina, a marca é hoje um ecossistema completo que combina serviços de alto padrão, educação empreendedora, cosméticos próprios e ações sociais consistentes.
Atualmente, a sede do grupo está em Alphaville e suas unidades estão espalhadas por Minas Gerais e pelo interior de São Paulo, totalizando 12 operações, sendo sete próprias e cinco franqueadas, todas posicionadas no segmento de luxo.
Elias também idealizou a Barber Day University, a primeira universidade de barbearia do mundo, que oferece quatro formações presenciais focadas em técnica, gestão, visagismo e capacitação de educadores. Sua plataforma online já impactou mais de 100 países, com mais de 100 mil profissionais formados. Nos cursos presenciais, o fluxo semanal varia entre 50 e 100 alunos, reforçando o poder de escala e a autoridade do negócio no setor da beleza masculina. “O que era apenas uma barbearia se tornou uma escola de negócios. Hoje, transformamos vidas por meio do conhecimento, da técnica e da mentalidade de crescimento”, afirma Elias.
A barbearia Seu Elias também opera como vitrine estratégica. Além do atendimento tradicional, oferece o Seu Elias Experience, um corte de 10 mil reais voltado a empresários, executivos e celebridades. Com mais de 70 pessoas na fila de espera, essa experiência vai além da estética. Inclui conversas sobre posicionamento, imagem e negócios com Elias, que já atendeu nomes como Messi, Neymar e Ronaldinho Gaúcho.
Elias também é palestrante em empresas como Sebrae, Sicoob e Unimed, e lidera eventos como o Barber Day Conference, que em 2024 reuniu 2.500 profissionais no Teatro Celso Furtado. O lucro do evento é 100% revertido para o Projeto Crescer, que mantém escolas e igrejas em Moçambique, além de barbearias-escola em centros de recuperação de dependentes químicos no Brasil. “Lucro sem impacto é só número. A minha missão é gerar prosperidade que transborde para outros”, diz o fundador.

O portfólio do grupo inclui ainda a Baboon Cosméticos, com produtos voltados à estética masculina como pomadas, shampoos e sprays, e o Seu Elias Kids, barbearia infantil premium. Há ainda cafés e experiências personalizadas nas lojas conceito e todo o ecossistema é sustentado por uma operação com mais de 160 colaboradores diretos, gerando impacto econômico local e nacional.
Elias também lançou neste mês de agosto seu livro “A arte de empreender do zero”, pela editora Buzz.
“Não é um livro sobre cabelo ou barbearia. É sobre empreender do zero, tirar um negócio do papel e construir algo sólido, escalável e de valor. Seja você barbeiro, cabeleireiro ou de qualquer outra área, este conteúdo vai te ajudar a crescer com propósito”, comemora Elias, que quer romper as bolhas do setor de beleza e ampliar seu reconhecimento como referência em educação empreendedora e gestão de marca no Brasil.
“Eu comecei cobrando 3 reais por corte. Hoje, cobro 10 mil reais e ensino outros a construírem o impossível. A beleza está nos detalhes e no modelo de negócio certo. Acreditar quando ninguém mais acredita é o que define um verdadeiro empreendedor”, finaliza.
Créditos fotos: Divulgação.