Publicado por 4:16 pm Eventos

Prêmio Deca chega à 28ª edição com categorias inéditas, novos talentos e mais de 2 mil projetos inscritos

Com quase três décadas de história, a mais relevante premiação brasileira do setor celebra a força transformadora do design em uma noite que reconhece inovação, estética e propósito

A 28ª edição do Prêmio Deca já tem data e local para celebrar os grandes destaques da arquitetura e do design no Brasil. No dia 19 de agosto, o Conjunto Nacional, em São Paulo, será palco da cerimônia de premiação no Cine Marquise, seguida de coquetel na Casa Dexco. Há quase três décadas, a premiação impulsiona talentos, valoriza trajetórias e propõe novos olhares sobre os espaços de morar e viver.

As inscrições da edição de 2025, realizadas entre março e junho, bateram recorde: mais de dois mil projetos enviados de diferentes regiões do Brasil. Com novas categorias e oportunidades, o Prêmio reafirma seu legado em fomentar interpretações plurais sobre o lar contemporâneo.

O júri é formado por 11 nomes de referência no cenário nacional -entre arquitetos, engenheiros, designers de interiores, jornalistas, representantes de entidades e personalidades do design – é presidido por Ricardo Bello Dias e conta ainda com Alexandre Hepner, Allex Colontonio, Catherine Otondo, Guilherme Amoroso, Gustavo Garrido, Paolo Trevisan, Patricia Anastassiadis, Taissa Buescu, Paula Neder e um representante da Deca.

Neste ano, os finalistas concorrem em nove categorias, divididas entre profissionais e estudantes, e em duas frentes inéditas: Ícone da Arquitetura e Revelação da Arquitetura, criadas para homenagear trajetórias consolidadas e impulsionar novos olhares. Essas novas frentes reforçam o compromisso da Deca com a evolução do setor e o incentivo à pluralidade de visões sobre o morar contemporâneo.

Entre os profissionais, os indicados foram selecionados nas seguintes categorias:

  • Cozinha para receber (CASACOR):
    Felipe Ferraz Carolo, Pedro Kastrup Buzanovsky e Carlos André Retondaro Marino
  • Cozinha para receber (Residencial):
    João Panaggio, Luis Felipe Jorge Bernardini e Evandro Melato
  • Design para Ver e Viver:
    Larissa Denardin de Mesquita, Leonardo Jesuino Romano de Sousa e Daniel Coutinho Pasquotto
  • Refúgio de Bem-estar (CASACOR):
    Tufi Mousse, Sheila Isa Marques Teodoro e João Panaggio
  • Refúgio de Bem-estar (Residencial):
    Jose Ricardo Basiches, Taís Marchetti Bonetti e David Bastos
  • Viver Ambientes:
    Fernanda Souza de Oliveira Alves e Bruno Silva
  • Revelação da Arquitetura:
    Coletivo Levante, Estúdio Módulo e Estúdio Flume
  • Ícone da Arquitetura:
    Categoria por indicação, com homenageado a ser revelado durante a cerimônia

Na categoria Estudantes, os projetos finalistas foram desenvolvidos em 3D e evidenciam o design como instrumento de experimentação, pesquisa e expressão autoral. Os vencedores já foram anunciados:

Álvaro Soares Silva, vencedor da categoria Refúgio de Bem-estar, apresenta um projeto que equilibra luz e sombra por meio de iluminação zenital, com contraste de materiais brutos e elegantes e integração da paisagem com a setorização do espaço. Já na categoria Viver Ambientes, Eduardo Daniel Gust, criou uma cozinha funcional que se conecta de forma harmônica à área de estar. O projeto se destaca pelo jogo de volumetrias e composição de acabamentos. E Carla Ariane Barichello Vieiro, vencedora da categoria Design para Ver e Viver, revisita a cuba redonda em barro, com personalidade e apelo artesanal, ativando a memória tátil dos objetos feitos à mão.

Os vencedores da categoria Profissional serão revelados durante o evento e contemplados com uma imersão internacional em Bilbao, na Espanha. O destaque de Viver Ambientes assinará também um espaço exclusivo na Casa Dexco em 2026. Já os vencedores da categoria Estudantes serão premiados com visitas guiadas pela Casa Dexco e pela fábrica da Deca em Jundiaí, além de um notebook com licenças especializadas para o desenvolvimento de projetos.

Para Marina Crocomo, diretora de Marketing e Design da Dexco, o prêmio reafirma o compromisso da Deca em incentivar soluções inovadoras que dialoguem com os modos de vida contemporâneos. “Acreditamos no poder do design como vetor de mudança, e o prêmio é uma forma concreta de valorizar quem pensa a casa de maneira contemporânea, sensível e responsável. Os projetos selecionados traduzem esse espírito com criatividade e consistência”, afirma.

Crédito foto: Divulgação.

Close