A plataforma criativa apresenta a coleção “Causando Sorte” e reforça sua atuação como hub de inovação e propósito.
A 60ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW), que acontece de 13 a 20 de outubro, contará, mais uma vez, com a presença do CAUSA, plataforma criativa idealizada por Flavia Brunetti, diretora de imagem com trajetória consolidada na moda, publicidade e comunicação estratégica. Desta vez, o CAUSA retorna ao maior evento de moda da América Latina com a coleção “Causando Sorte”, apresentada na loja pop-up oficial do SPFW, que acontece no Pavilhão das Culturas Brasileiras (Pacubra), no Parque Ibirapuera, em São Paulo, durante todos os dias do evento.
Idealizada por Flavia, a coleção vendida na pop-up propõe uma reflexão sobre a responsabilidade social de figuras públicas ao promover comportamentos nocivos dos jogos de apostas. Ela é composta por dois modelos de camisetas em animal print e outro em estampa de teclados, produzidos a partir de excessos de tecidos da indústria têxtil, selecionados com a curadoria da empresária. Para complementar o movimento anti-jogos da sorte, um moletom bordado inspirado no jogo Tetris, desenvolvido em parceria com a Fábrica de Cultura, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, será a peça hero dessa coleção.
O moletom foi criado a partir de uma trilha de conhecimento conduzida por Flavia na Fábrica de Cultura de Sapopemba, voltada à capacitação de bordadeiras com suas técnicas aplicadas ao design sustentável. A metodologia colaborativa desenvolvida pela profissional une direção de imagem, identidade visual e saberes manuais tradicionais, transformando excedentes da indústria em peças com significado, autenticidade e posicionamento. As bordadeiras também visitarão o evento. Todos os modelos que fotografaram a campanha foram escolhidos estrategicamente para reforçar a bandeira da diversidade que o CAUSA levanta.
Como seu principal objetivo é colocar a criatividade como aliada das causas urgentes e relevantes atuais, a plataforma destina 10% do lucro de cada coleção para a causa que a inspirou. Nesta edição, a reversão de lucro será revertido para as bordadeiras das fábricas de cultura de São Paulo.


“O CAUSA é sobre quem se posiciona. Quem se importa. Quem realmente causa impacto na sua comunidade. Nascemos para provocar reflexão e gerar conexões reais entre quem cria e quem consome. Estar novamente no SPFW, dessa vez com uma coleção feita em parceria com as Fábricas de Cultura é ver o propósito da plataforma se materializar, afinal, o objetivo é transformar criatividade em impacto positivo, com sustentabilidade, inclusão, saber quem faz o que a gente consome”, afirma Flavia Brunetti.
Para Aline Canciani, Diretora de Fábricas de Cultura e Formação Cultural, o objetivo principal foi possibilitar às alunas de bordados a perspectiva de colocarem sua arte no mercado de trabalho. “Este tipo de parceria é essencial para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico por meio da economia criativa”, destaca.