Publicado por 12:42 pm Educação

HQ “Desconectados?” é lançada em evento na Gibiteca Henfil, em São Paulo

Parceria entre Redes Cordiais, YouTube e MSP Estúdios incentiva o uso equilibrado das telas e valoriza experiências fora do ambiente digital

A nova HQ da Turma da Mônica Jovem, “Desconectados?”, que aborda a relação de crianças e adolescentes com o uso consciente das telas, foi lançada nesta quarta-feira (29/10) na Gibiteca Henfil, localizada no Centro Cultural Vergueiro, em São Paulo.

O projeto é uma iniciativa do Redes Cordiais, em parceria com o YouTube e a MSP Estúdios, e foi apresentado nas versões impressa e digital. Roteirizada pela MSP, a revistinha convida jovens leitores a refletirem sobre seus hábitos digitais e a valorizar o prazer da leitura.

Com o carisma da Turma da Mônica Jovem e uma narrativa leve e divertida, a publicação mergulha no cotidiano escolar para mostrar que é possível usar a tecnologia de forma inteligente, sem abrir mão de experiências offline.

O lançamento integra a programação da Semana Brasileira de Educação Midiática, parte da Semana Global de Alfabetização Midiática e Informacional (MIL Week), evento anual promovido pela UNESCO para incentivar o uso responsável da informação e da mídia.

O evento contou com a presença da coordenadora do Pequenos Cordiais – núcleo do Redes Cordiais voltado ao público infantojuvenil – Januária Cristina Alves; do diretor de projetos do Redes Cordiais, Victor Vicente; da analista de Políticas Públicas do YouTube, Iná Jost; e do presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil, Jal Lovetro. Participaram ainda alunos da EMEF Brigadeiro Faria Lima, integrantes da Imprensa Jovem, e a influenciadora Majucca, que fez uma leitura compartilhada da HQ com os estudantes.

Durante a atividade, os alunos participaram de exercícios criativos, imaginando novas histórias e possibilidades de leitura a partir da revista.

Na ocasião, a influenciadora Majucca comentou que, mesmo trabalhando com a internet, faz questão de se desconectar de tempos em tempos: “De vez em quando deixo o celular na gaveta e passo pelo menos um dia curtindo o mundo ao meu redor e lendo um bom livro”.

Uma das crianças participantes destacou a mensagem principal da revista: “A história mostra que é importante ter equilíbrio para o uso do celular não virar exagero.”

A HQ foi inicialmente distribuída aos alunos da EMEF Brigadeiro Faria Lima, e será disponibilizada para outras escolas públicas e privadas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Outras cidades também poderão receber o material por meio de parcerias locais.

Em “Desconectados?”, os personagens se deparam com a notícia de que farão um passeio escolar no qual o uso dos celulares será proibido. A decisão gera resistência inicial, mas a história mostra como momentos longe das telas podem ser surpreendentes e enriquecedores.

Clique aqui para acessar o conteúdo da revista Desconectados?

Crédito foto: Divulgação.

Close