Gustavo Avelar, vice-presidente da unidade de negócio da TOTVS, apresentou para um público de 20 mil pessoas, no primeiro dia do RD Summit, novidades que irão moldar o futuro do marketing e vendas
A RD Station, unidade de negócio da TOTVS, anunciou hoje, durante o RD Summit, uma série de novidades para impulsionar o crescimento das empresas em um mercado volátil e transformado pela Inteligência Artificial e nova realidade de dados para a jornada de compra. Gustavo Avelar, vice-presidente da RD Station, subiu ao palco ao lado Rafael Mayrink, CEO da Neil Patel Brasil, e explicou porque as antigas fórmulas de marketing e vendas já não funcionam mais, propondo uma nova forma mais ágil e personalizada de usar os playbooks de Marketing & Vendas. A RD apresentou ainda diversas evoluções com IA em seu portfólio de produtos, destacando a importância da adoção de um mix estratégico de canais, tecnologias e ações personalizadas para cada empresa alcançar resultados consistentes.
Atualmente, as operações de marketing e vendas esbarram em quatro grandes mudanças no mercado: menos tráfego orgânico; novos dados – em razão da diversidade de canais e novas jornadas de compra; a pressão por utilizar a IA; e, um ciclo de novas tecnologias e comportamentos muito acelerados.
Um levantamento realizado pela NP Digital apontou que, em um universo de 11 milhões de usuários que fazem buscas e não clicam, 34% buscam por um produto e 14,1% fecham a compra por meio de canais não rastreados. Ou seja, buscas de zero click ainda geram vendas. Uma pesquisa com a base de clientes da RD Station também demonstra que há uma queda no tráfego de origem mais eficiente: em 2023, para cada lead orgânico, eram gerados dois em mídia paga. Em 2025, essa proporção passou de quatro pagos para um orgânico, ou seja, existe uma representatividade maior dos leads mais caros, mesmo que os de origem orgânica sejam 51% mais baratos, porém cada vez mais difíceis de atrair.
Outro estudo da NP Digital verificou uma mudança de comportamento dos consumidores, com a jornada de compra crescendo em tamanho e complexidade. No marketing B2B, por exemplo, os consumidores interagem em média 10 vezes com a marca antes de comprar. Somam-se a esse cenário a rápida adesão da IA na vida das pessoas e constantes mudanças de tecnologias e padrões de comportamento, exigindo das estratégias de marketing adaptabilidade, diversidade de canais e testes rápidos.
“Os playbooks que geraram crescimento, métodos de marketing e vendas prontos e testados já não funcionam mais. É fundamental que todos entendam esse novo contexto, revisem suas premissas, rituais e processos, e adaptem suas operações com maior frequência. A RD, como unidade de negócios da TOTVS, reforça seu papel como trusted advisor de nossos clientes – ajudando na seleção das melhores estratégias para os negócios crescerem, além de seguir a missão de educação de mercado que existe desde o início da RD Station. O melhor playbook é aquele que escrevemos juntos”, destaca Gustavo Avelar, vice-presidente da RD Station.
Modelos de crescimento
De forma prática, a RD está evoluindo sua própria operação e soluções, sugerindo novos padrões de ações em um ecossistema flexível de marketing, vendas e atendimento. Dentre as recomendações apresentadas estão: fortalecimento do topo, com o encantamento de potenciais clientes em momentos além da busca; acompanhamento de indicadores de impacto e não só de receita direta, com melhor tratamento de dados proprietários e adoção de novos modelos probabilísticos; treinamento de IAs porta-vozes das empresas, que representem fielmente seus negócios, mudando a lógica de marketing de conteúdo; e assumir o protagonismo do marketing e vendas, com estratégias, flexibilidade e aprimoramento da cultura de testes.
“Crescer não é linear, e o futuro é sobre inteligência. Não se trata de usar IA por modismo, mas de aplicá-la de forma útil e estratégica, junto aos melhores dados, para transformar cada interação em oportunidade”, explica o vice-presidente.
Novidades de produto e jornadas
Para acompanhar essa evolução, a RD Station também apresenta novidades para personalizar as jornadas de Marketing & Vendas das empresas, através de três pilares de atuação — Integração da Jornada do cliente; IA como multiplicador de eficiência; e Estratégia de Canais para o contexto de cada realidade — e centenas de lançamentos em produto para os próximos meses.
Serão diversas melhorias de integração entre produtos RD Station, TOTVS Gestão e ferramentas de mercado, somadas a evolução na camada de dados e amadurecimento da atribuição de canais usando a IA para otimizar análises e aumentar a eficiência dos processos. Essas melhorias têm como principal objetivo ajudar na personalização da experiência de relacionamento e de compra dos clientes, e foram desenvolvidas para suportar e resolver os desafios de marketing e vendas das empresas.
Somente em IA, serão nove lançamentos, que potencializam as estratégias dos clientes em todo o portfólio de produtos, através de agentes e copilotos. O grande destaque é a evolução da Rê da RD, um copiloto de inteligência artificial presente em todos os produtos, que auxilia os usuários em toda operação do produto, análise de dados e levantamento de oportunidades para impulsionar o crescimento do negócio. Outra inovação anunciada foi o MCP (Model Context Protocol), uma nova tecnologia que permite conectar ferramentas de inteligência artificial (como copilotos e assistentes virtuais) aos dados de produto, facilitando a automatização de tarefas, análise de resultados e tomada de decisão.
A RD anunciou ainda, como um dos passos de adaptação à nova realidade de busca orgânica, a Radar GEO, uma ferramenta gratuita que analisa o conteúdo de um site, e indica o quão preparado ele está para ser mencionado corretamente pelas LLMs, além de oferecer insights para direcionar a estratégia de GEO (Generative Engine Optimization, o SEO para IAs).
“São funcionalidades de IA que ajudam a escalar crescimento, aumentando produtividade do time e eficiência da operação. A IA na RD tem a missão de transformar todo usuário em um superusuário do nosso produto e permitir hiperpersonalização de fato, com construção de campanhas de marketing cada vez mais individualizadas. Estamos investindo em IA para habilitar saltos de produtividade, liberando os times para a estratégia”, destaca Avelar.
Para e-commerce, RD Station apresentou o RD Tracker, funcionalidade que recomenda produtos com base em comportamento de navegação do usuário. Nos avanços de IA no portfólio de produtos de Vendas e Atendimento, algumas das novidades foram; Enriquecedor de Dados e Gerador de Listas no RD Station CRM; e o Agente com Habilidades avançadas no RD Conversas.
“Com as rápidas transformações acontecendo, vai sobreviver quem dominar a estratégia, se mantiver flexível, nutrir uma curiosidade e tiver coragem de testar, aprender e aprimorar. Nossa missão é auxiliar nossos clientes e mercado a utilizar a IA de maneira produtiva com as melhores ferramentas”, finaliza o executivo.
RD Summit 2025
Data: 5, 6 e 7 de novembro de 2025
Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP, 02055-000
Informações e ingressos: www.rdsummit.com.br
Crédito foto: Divulgação.