Publicado por 6:54 pm Agitos

Pinacoteca de São Paulo celebra 120 anos com festa e programação especial

O museu se une ao Parque da Luz, que comemora 200 anos, para uma grande festa nos dias 15 e 16 de novembro, com uma programação gratuita que celebra a arte, a cidade e o encontro entre gerações

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, convida para um final de semana de comemoração gratuita junto ao Parque Jardim da Luz. A proposta reforça a presença da Pinacoteca no território cultural do centro da cidade, valorizando a circulação entre seus edifícios e as parcerias com instituições do entorno, como a SP Escola de Dança e a EMESP Tom Jobim. Música, dança, fotografia e poesia compõem uma jornada de experiências artísticas que revelam a diversidade e a potência das expressões contemporâneas.

O Parque Jardim da Luz divulga uma extensa programação para o fim de semana, que inclui apresentações musicais da Bachiana Filarmônica do SESI-SP com o maestro João Carlos Martins (dia 16/11 às 13h), Bicho de Pé (dia 15/11 às 15h) e Baile do Simoninha (dia 15/11 às 17h), no Palco Casa do Chá. Exposições, oficinas e leituras complementam a programação nos dois dias nos espaços do Parque e na Pina Luz e Pina Contemporânea.

A celebração se encerra com o show de Luiza Lian e Bixiga 70 no domingo.

A Pinacoteca estará com todas as exposições abertas, com a entrada gratuita nos três prédios para todas as pessoas. No domingo dia 16, a gratuidade é uma cortesia da Renner.

Confira a programação do Pina em Festa no museu e acesse o site para o calendário completo de atividades que serão oferecidas no Parque e nos edifícios da Pinacoteca.

Cidade Invertida e Experimenta!

A programação começa com atividades voltadas a famílias, crianças e jovens. O projeto Cidade Invertida apresenta a Tenda Lúdica, uma grande câmera escura que permite vivenciar a formação da imagem de forma sensorial, e o trailer “Paisagem Invertida”, adaptado como câmera obscura gigante e laboratório fotográfico, onde o público poderá experimentar processos de revelação analógica.

Em paralelo, o Experimenta! convida o público para uma oficina de atividades plásticas e educativas no ateliê da Pinacoteca, promovendo um ambiente de criação, convivência e brincadeira entre gerações.

Horários: 10h30 às 12h30 | 13h30 às 15h30

Leitura e Lançamento de Livro

Às 14h, a artista Tadáskía (Rio de Janeiro, 1993) faz o lançamento e leitura de seu livro Lua Coelho Negra e Ave Preta Mística, publicado pela editora Cobogó. A obra é um desdobramento de dois trabalhos fundamentais de sua produção, um deles recentemente adquirido para o acervo da Pinacoteca por meio do Programa de Patronos.

Cortejo Dançante

A celebração segue com um Cortejo Dançante às 15h, ação performática que reúne estudantes da SP Escola de Dança e da EMESP Tom Jobim. O percurso parte da Pina Luz, atravessa o Parque Jardim da Luz, e chega à Praça da Pina Contemporânea, criando um trajeto poético entre arquitetura, corpo e memória, ao som de um repertório popular brasileiro.

Show de Luiza Lian e Bixiga 70 (Palco Casa do Chá)

Encerrando o dia, a cantora e artista visual Luiza Lian sobe ao palco acompanhada da big band Bixiga 70. O show, criado especialmente para a ocasião, celebra a força da música brasileira contemporânea, unindo poesia, o experimentalismo e espiritualidade da música de Lian com a energia vibrante dos sopros e percussões do grupo paulistano.

10h30 às 15h30 | Ateliês do Experimenta! e Cidade Invertida – acesse a página da atividade

14h00 | Leitura e lançamento do livro Lua Coelho Negra de Tadáskía – acesse a página da atividade

15h | Cortejo performático dançado com SP Escola de Dança e EMESP – acesse a página da atividade

16h | Show de Luiza Lian e Bixiga 70 – acesse a página da atividade

Serviço:

Pina em Festa

Período: 15 e 16 de novembro, a partir das 10h30

Curadoria: Clarissa Ximenes

Evento gratuito

Local: Edifício Pinacoteca Contemporânea e Parque Jardim da Luz

De quarta a segunda, das 10h às 18h (entrada até 17h)

Gratuitos aos sábados – R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada), ingresso único com acesso aos três edifícios – válido somente para o dia marcado no ingresso Quintas-feiras com horário estendido B3 na Pina Luz, das 10h às 20h (gratuito a partir das 18h)

Domingo, 16 – gratuidade RENNER

Crédito foto: Divulgação.

Close