Do bolo fofo ao molho cremoso, marca mostra como o ingrediente transforma a textura das receitas e também é uma alternativa para quem busca opções sem glúten
No dia a dia, acertar a textura das receitas pode parecer um desafio, afinal, o cuidado com ela é o que define se um bolo vai ficar fofo, um molho cremoso ou um empanado crocante. E é assim que Maizena, marca centenária da Unilever Alimentos e sinônimo de versatilidade na cozinha, entra em cena para transformar a textura dos preparos, garantindo um resultado mais crocante, cremoso ou fofo. Para ajudar todos aqueles que se aventuram na cozinha, Natália Santos, chef e gerente de gastronomia da Unilever Alimentos, explica como o amido de milho Maizena atua em diferentes tipos de receita, além de compartilhar dicas que deixam tudo ainda mais fácil.
1. Para dar crocância a empanados e frituras
Gosta de batata frita com aquela casquinha crocante e dourada? A dica é empanar com Maizena, sozinha ou misturada à farinha. Isso porque o amido de milho Maizena forma uma camada fina e uniforme, deixando o alimento sequinho e crocante por fora e mantendo a maciez por dentro. “Maizena garante crocância e evita que a fritura encharque. É ideal para empanar frango, peixe e legumes e até mesmo a batata frita, seja sozinha ou misturada à farinha de trigo”, ensina a chef.
2. Para estabilizar cremes e sobremesas
Sabe aquele creme para pavê ou molho salgado com a cremosidade perfeita? O segredo é Maizena. Ela atua em sobremesas preparadas no fogo, como cremes, recheios e coberturas, ajudando a alcançar o ponto certo sem alterar o sabor. “Para evitar que empelote, a dica é dissolver Maizena em um pouco de leite ou água fria antes de adicionar à mistura quente, mexendo sempre até engrossar”, explica Natália., explica Natália.
3. Para dar consistência a caldos e molhos
Quer um molho mais encorpado e aveludado? O segredo é simples: com uma colher de Maizena, é possível ajustar a consistência de um molho sem precisar de gordura ou farinha em excesso.
4. Para substituir a farinha de trigo em receitas sem glúten
Busca uma alternativa sem glúten? Maizena é feita 100% de amido de milho e pode ser usada para substituir parte da farinha de trigo ou para compor misturas com outras farinhas sem glúten, como a de arroz. Por não alterar o sabor dos ingredientes, o amido de milho Maizena se adapta facilmente a preparos doces e salgados. “É um ingrediente técnico, mas acessível, que está na cozinha de quase todo mundo. De um molho branco a um bolo de fubá, Maizena faz diferença na textura e na experiência de cada preparo”, completa Natália Santos.
Para mostrar na prática como Maizena transforma a textura das receitas, a chef Natália Santos ensina uma versão do clássico doce de brevidade, com a Maizena atuando como responsável por dar estrutura ao preparo e contribuir para a textura ideal que faz o doce desmanchar na boca.
Brevidade
Tempo de preparo: 25 minutos
Rendimento: 24 unidades
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de margarina culinária (em temperatura ambiente)
1 xícara (chá) de açúcar
3 ovos
2 xícaras (chá) de Amido de Milho Maizena
4 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
Modo de preparo:
- Unte e enfarinhe 24 forminhas de empada (6 cm de diâmetro). Reserve.
- Pré-aqueça o forno em temperatura média (180°C).
- Bata na batedeira a margarina culinária, o açúcar, os ovos e bata por 5 minutos ou até obter um creme esbranquiçado e consistente.
- Desligue a batedeira, acrescente o amido de milho MAIZENA®, misture até incorporar no creme e bata novamente até obter uma massa homogênea.
- Distribua a massa nas fôrmas reservadas, de modo que sobre metade da altura da fôrma para as brevidades crescerem.
- Leve ao forno por 15 minutos ou até que fiquem firmes. Desenforme ainda quente.
- Polvilhe o açúcar de confeiteiro e coloque em forminhas de papel.
+ Dica da Chef: Você pode acrescentar uma pitada de canela ou raspas de limão.
Para explorar mais truques com Maizena e conferir outras receitas, siga o perfil oficial da marca no Instagram (@maizenabrasil) e no TikTok (@maizenabrasil).
Crédito foto: Helena de Castro.