Estudo da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad) revela crescimento do mercado de bebidas dietéticas e de baixas calorias no Brasil e pontua investimento das empresas em inovação e desenvolvimento
O consumo de drinks mais leves e de baixo teor alcoólico vem ganhando força no Brasil, impulsionado pela busca por produtos que dialogam com um estilo de vida mais equilibrado e novos hábitos voltados para o bem-estar. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad), o mercado nacional de bebidas dietéticas (itens desenvolvidos para atender às necessidades de pessoas que buscam uma alternativa mais saudável às opções convencionais) e com menos calorias registrou crescimento de 20,6% entre janeiro e setembro de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022. Além disso, de acordo com o estudo, as importações de mercadorias da categoria com formulação mais saudável também apresentaram um aumento expressivo, expandindo em 31,6% nos nove primeiros meses de 2022.
Acompanhando esse movimento, a Missiato Indústria e Comércio Ltda., indústria que nasceu no final dos anos 50, com o propósito de entregar produtos de qualidade no segmento de bebidas alcoólicas, apresenta uma nova proposta: a linha Corote Drinks ICE Ultra. Sendo a primeira ICE Ultra do Brasil, a bebida alcoólica mista gaseificada possui dois sabores (Limão e Lichia Dream) e conta com o diferencial de 3% de teor alcoólico, 40% menos calorias e açúcar e zero glúten. Um produto desenvolvido pela empresa com vodka tridestilada e sete vezes filtrada, que busca atender as demandas do mercado que está em constante transformação, visando a oportunidade de lançar um drink que se adapte a um estilo de vida mais saudável.

Segundo relatório da Research and Markets, o segmento de bebidas zero e baixo teor alcoólico (NoLo – no and low alcohol content beverages) deve crescer a uma CAGR (Taxa de Crescimento Anual Composta) de 4% até 2028. Essa análise destaca como a preocupação com a saúde norteia o consumidor na hora de comprar bebidas, já que o público atual busca mais do que opções tradicionais: há um interesse crescente por experiências completas. Nesse cenário, João Paulo Modulo, Head de Marketing da Missiato Indústria e Comércio Ltda., explica que o objetivo de lançamentos de bebidas mais leves vai muito além de ampliar o portfólio. Trata-se de fortalecer o posicionamento da marca em um mercado que exige inovação contínua e diferenciação competitiva.
“A ICE Ultra surge não apenas para acompanhar o novo comportamento de consumo, mas para consolidar a presença da empresa em categorias emergentes e de alto potencial. Lançado com o mote ‘Curta leve, Curta Ultra’, esse é um produto pensado estrategicamente para ampliar nossos pontos de contato, diversificar ocasiões e reforçar a relevância da marca em momentos de socialização. Queremos entregar uma experiência leve, prática e alinhada ao bem-estar, sem perder de vista nosso compromisso em antecipar movimentos do mercado e construir valor de longo prazo”, finaliza João Paulo.
Crédito fotos: Divulgação.