O maior público da história ocupa quarteirões da Consolação e faz do bloco um gigante palco a céu aberto
O desfile do Acadêmicos do Baixo Augusta entra para a história neste domingo ao reunir cerca de 1,5 milhão de pessoas ao longo da Rua da Consolação e no entorno da Avenida Paulista – até então, o recorde era de 1,5 milhões de pessoas, alcançado pelo próprio Baixo Augusta em 2018. O número recorde marca o maior público já registrado pelo bloco em seus 17 anos de trajetória e reforça sua posição como um dos maiores cortejos de carnaval de rua do país.
Desde o início da concentração, a região central de São Paulo se transformou em um mar de gente. O bloco se estendeu por quarteirões inteiros, com foliões acompanhando o trio e ocupando também ruas paralelas, mirantes improvisados em prédios e cada espaço disponível ao longo do percurso.
Em um encontro que mistura gerações e sotaques, o Baixo Augusta reafirmou o carnaval de rua como uma das expressões mais potentes da cultura brasileira. Ao som do samba e de ritmos que traduzem as múltiplas brasilidades presentes na cidade, a multidão transformou o centro em um grande espaço coletivo de celebração e pertencimento.
O tema deste ano, “São Paulo Não Dorme”, ganha tradução literal na presença massiva das ruas, com uma multidão pulsante que acompanhou cada momento do bloco e transformou a região da Consolação, em São Paulo, em um gigantesco palco a céu aberto.
Mantendo a tradição de reunir um verdadeiro line-up de festival e promovendo um encontro potente entre samba, pop, rap e toda a efervescência cultural que define a cidade, o desfile comandado por Simoninha e a Banda do Baixo Augusta recebeu nomes como: Tássia Reis, Rael, Tulipa Ruiz, André Frateschi, Dani Vie, Rom Santana, Fabiana Bombom e Charanga do França, além de KLJay, que abriu o desfile, e Péricles, que é o convidado especial deste ano.
Realizado pela Baixo Augusta Produções, com direção geral de Alê Youssef e Ale Natacci, o desfile do Acadêmicos do Baixo Augusta mais uma vez marcou a história do Carnaval paulistano, reafirmando seu papel central de consolidação do carnaval de rua da cidade.
Crédito foto: Marcelo Justo.