Mostra com desenhos e esculturas abre na quinta, dia 31 de julho na Fundação Cultural BADESC; entrada é gratuita
Natural de Modelo, região Oeste de Santa Catarina, o artista Fabiano Milan apresenta a primeira exposição individual da carreira, em Florianópolis. Selecionado na Chamada Pública Paulo Gaiad – Primeira Individual, o catarinense abre no dia 31 de julho a mostra “Mentalidade Corpórea” na Fundação Cultural BADESC. O evento, com entrada gratuita, começa a partir das 19h.
Com curadoria do próprio artista, a exposição conta com 17 obras, entre desenhos em papel, lona e esculturas. “O desenho se configura como prática inicial de todo o meu processo artístico, sempre começo registrando no papel. Algumas obras permanecem no papel nessa exposição, e outras partem para outros suportes e linguagens, como a lona e escultura”, destaca o artista.
Inédita, “Mentalidade Corpórea” é resultado de uma pesquisa e processo artístico que Fabiano desenvolve desde 2020. Após quase cinco anos de investigação, o projeto será apresentado na Fundação, propondo um olhar sensível sobre o corpo como pensamento.
“Minha pesquisa artística tem como objetivo/interesse perceber, analisar e registrar as relações que ocorrem entre corpo, mente e vida por meio de um viés psicológico existencial. De certa forma, busco investigar a complexidade das relações humanas e como isso se reflete no corpo e na mente, como esses suportes reagem”, explica.
Fabiano ressalta que a exposição é um conjunto de registros e narrativas, resultados de um processo de análise autobiográfica, ou seja, enquanto artista ele coloca-se como indivíduo a ser analisado, interpretado, focando na ansiedade como sintoma primeiro de um ser/estar no mundo.
“Enquanto artista, tenho apenas a possibilidade de fazer essa interpretação pessoal de como a ansiedade se configura em mim, mesmo sabendo que todos nós, seres humanos, sentimos ou sentiremos ansiedade na vida. A exposição procura refletir sobre como a ansiedade pode ser sentida e interpretada e como ela pode ser materializada, estruturada através do corpo e da mente”, compartilha.
Fabiano, que sempre visita a Fundação Cultural BADESC, quando está em Florianópolis, considera o espaço como um local extremamente importante e relevante para o fomento e difusão das artes e cultura para Santa Catarina. “Nasci e vivo na região Oeste do estado, um lugar onde o fomento e incentivo das artes visuais é pouco ou quase nada, então, ser artista e poder ocupar espaços como a Fundação, ter a oportunidade de o trabalho ser reconhecido me deixa muito feliz e me incentiva a continuar”, completa o artista.
A Fundação Cultural BADESC, que fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis, abre de segunda a sexta, das 13h às 19h, e a visitação da exposição “Mentalidade Corpórea” poderá ser feita até 25 de setembro de 2025.
Sobre o artista
Artista visual, vive em Modelo/SC, é professor de Arte. Possui especialização em Ensino da Arte e Arte e Educação, graduação em Artes Visuais e Design Visual. Pesquisa e desenvolve trabalhos com interesse nas conexões entre corpo, mente e vida. Utiliza linguagens variadas para a construção de registros e narrativas. Destaque para a participação na exposição virtual e urbana Mostra Museu: Arte na Quarentena, na segunda edição da exposição Jovens Artistas Catarinenses e premiação no Prêmio Funarte Respirarte, na categoria Artes Visuais.
Serviço: Abertura “Mentalidade Corpórea”, de Fabiano Milan
Data: 31 de julho – quinta-feira, às 19h
Local: Espaço Paulo Gaiad na Fundação Cultural BADESC (Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro, Florianópolis/SC)
Visitação até 25 de setembro de 2025
Entrada Gratuita
Crédito foto: Fabiano Milan.